Chefe nega interesse da Aston Martin em Newey: “Estamos felizes com o que temos”

Mike Krack, chefe da Aston Martin, citou nomes como Dan Fallows, ex-Red Bull, e Bob Bell, recém-chegado da Alpine, para afirmar que o time está satisfeito com o atual corpo técnico

Considerado um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1, Adrian Newey tem visto seu nome mais em alta do que nunca apesar de ter renovado mais uma vez o acordo que possui com a Red Bull. A última notícia surgida na imprensa estrangeira dizia que o designer britânico estava na mira da Aston Martin, que fez uma “grande oferta” para tentar trazê-lo ao time, mas a informação foi negada pelo chefe, Mike Krack.

No último sábado (29), o site da revista inglesa Autosport afirmou que Newey recebeu proposta milionária do próprio Lawrence Stroll, dono da equipe de Silverstone, durante a passagem da Fórmula 1 pela Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2024.

Lawrence tem investido pesado para dar à Aston Martin toda a infraestrutura necessária para levá-la à ponta da tabela. Além da construção de uma sede de última geração, com um novo túnel de vento a caminho, o pai de Lance Stroll já trouxe vários nomes importantes para o corpo técnico oriundos das equipes adversárias — Dan Fallows, aerodinamicista e diretor-técnico, teve passagem pela própria Red Bull.

E é justamente por conta dessas adições de peso que Krack rejeitou que haja interesse em Newey. Ao ser questionado pela Sky Sports, o dirigente assegurou que a Aston Martin está “muito feliz” com o atual corpo técnico.

Adrian Newey está na Red Bull desde 2006 e é o #1 da parte técnica (Foto: AFP)

“Temos uma equipe técnica muito forte com Dan [Fallows], Tom [McCullough], Luca [Furbatto]”, começou Krack. “Recentemente, Bob Bell [ex-Alpine] se juntou a nós, então estamos muito felizes com o que temos no momento”, concluiu.

A questão é que por mais que a Aston Martin invista em recursos, ela quer convencer ao menos Fernando Alonso a permanecer na equipe. O espanhol tem contrato até o final deste ano e é visto como um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga na Mercedes deixada por Lewis Hamilton, que vai correr na Ferrari em 2025.

Alonso, contudo, também é alvo da Red Bull, segundo noticiou o site alemão F1 Insider. Christian Horner, o chefe taurino, quer reafirmar o poder que tem dentro da base em Milton Keynes e, para isso, tem como alvo colocar o bicampeão na vaga de Sergio Pérez no ano que vem.

Mas a contratação de Newey também significaria um forte argumento para atrair Verstappen em meio ao abalo provocado pelo Caso Horner. Uma reportagem recente da revista alemã Auto Motor und Sport coloca Max como peça-central do mercado de pilotos para 2025, sobretudo após revelação de que o contrato do neerlandês possui uma cláusula contratual que o libera diante de uma saída de Helmut Marko da Red Bull. A Mercedes também já manifestou interesse público no #1.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.