Chefe da Red Bull celebra 1-2 em Jedá e critica “invenções”: “Ninguém acima da equipe”

Christian Horner celebrou 1-2 conquistado no GP da Arábia Saudita, mas criticou o que chamou de "invenções" sobre clima interno da Red Bull. Helmut Marko chegou a admitir a possibilidade de ser suspenso na Austrália, mas confirmou permanência

Depois de mais um 1-2 da Red Bull na Fórmula 1, com Max Verstappen em primeiro e Sergio Pérez em segundo no GP da Arábia Saudita, disputado neste sábado (9), a equipe austríaca saiu bastante satisfeita com o próprio desempenho em Jedá. O chefe Christian Horner elogiou a concepção do RB20 e disse que a equipe estava apreensiva para saber como o monoposto ia funcionar no circuito urbano.

“Foi uma corrida muito bem executada”, disse Horner. “O carro e os pilotos foram bem, o único problema foi a liberação insegura [que rendeu 5s de punição a Pérez]. O carro é uma evolução agressiva, e saímos do Bahrein pensando em como ele ia performar aqui”, explicou.

Depois do segundo lugar de Pérez, que mostrou consistência ao longo de toda a corrida, Horner prevê um piloto ainda mais confiante na próxima etapa da F1, na Austrália. A pista de Melbourne, inclusive, reserva características bastante diferentes do circuito árabe.

“Vamos para a Austrália na próxima etapa, uma pista diferente”, analisou. “Checo vai sair daqui com confiança para Melbourne. Sem a punição, ele estava 6s atrás do companheiro de equipe”, salientou.

Max Verstappen venceu mais uma neste sábado (Foto: Red Bull Content Pool)

Por fim, o chefe comentou sobre as especulações que rodeiam a Red Bull recentemente, principalmente após a explosão do Caso Horner. O consultor-esportivo Helmut Marko chegou a se reunir com o CEO da marca, Oliver Mintzlaff, durante o fim de semana em Jedá, depois de admitir que poderia ser suspenso pelo time.

Horner garantiu que há muita especulação sobre o que acontece internamente na equipe e garantiu que ninguém está acima da Red Bull. Segundo ele, não seria possível alcançar um nível tão alto sem que todos estivessem unidos.

“Muita coisa é inventada”, garantiu Horner. “Somos uma equipe unida. Ninguém é maior do que a equipe, e isso compreende 1.400 pessoas. Você não atinge esse nível de performance sem que haja trabalho duro. Helmut é consultor da Red Bull GmbH, e Max é uma parte muito valiosa de nossa equipe”, prosseguiu.

Pérez completou o 1-2 da Red Bull pela segunda vez em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Ninguém está acima do time. Max alcançou 100 pódios hoje, e ultrapassamos o número de vitórias da Williams com apenas 20 temporadas. As especulações sempre vão surgir, mas estamos focados na performance da pista. Tem sido um esforço fenomenal da equipe”, completou.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.