Marko confirma permanência após reunião com CEO da Red Bull na Arábia Saudita

Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko teve reunião com Oliver Mintzlaff, CEO da marca, em Jedá. Segundo o austríaco, permanência na equipe foi assegurada após concordância em "múltiplos pontos" durante o encontro

Depois de confirmar que poderia ser suspenso pela Red Bull por uma investigação interna conduzida pela equipe, que suspeitava de vazamentos sobre o Caso Horner, o consultor-esportivo Helmut Marko assegurou que vai permanecer no time austríaco após conversa com o CEO da marca, Oliver Mintzlaff, no Circuito de Jedá — onde a Fórmula 1 se prepara para disputar a segunda etapa da temporada 2024.

Segundo Marko, o mais importante é que a Red Bull — que vive um período absolutamente vencedor e um dos mais dominantes da história da Fórmula 1 — consiga ter paz no ambiente interno. O austríaco garantiu que Mintzlaff concordou com os pontos apresentados e ressaltou que ainda tem três anos de contrato pela frente.

“Foi uma conversa muito boa”, disse Marko ao braço alemão do portal Sky Sports. “É claro, a calma precisa retornar à equipe. Nós concordamos em todos os pontos, ainda estarei aqui. Ainda tenho três anos restantes no meu contrato. Mas precisamos voltar a ficar calmos”, declarou.

Na última sexta-feira (8), ao ser questionado sobre a possível saída de Marko da equipe, Max Verstappen declarou instantaneamente lealdade ao consultor. “Minha lealdade a ele é muito grande e também sempre expressei isso a todos dentro da equipe, todos do alto [escalão], que ele é uma parte importante na minha tomada de decisão para o futuro com o time. Para mim, Helmut tem de ficar”, afirmou.

Verstappen declarou publicamente apoio a Marko na Red Bull (Foto: Reprodução)

Após a conversa com Mintzlaff, Marko também comentou sobre as palavras do tricampeão mundial e agradeceu pelo posicionamento — mas não sem uma alfinetada. “Foi muito impressionante. Fico muito grato a ele por isso. Mas ele é um dos poucos que possui força de caráter e mostra lealdade”, disparou.

Marko negou completamente que tenha se envolvido no vazamento de imagens — não confirmadas oficialmente — sobre o Caso Horner, com supostos prints de conversas entre o chefe da Red Bull e a funcionária que o denunciou. Segundo Helmut, ele nem possui o conhecimento tecnológico para isso.

“[Eu] ter vazado é uma besteira. Tenho dificuldades para usar meu celular, imagine para enviar dados no Google Drive. Nunca nem vi aquelas conversas”, garantiu.

Permanência de Marko foi confirmada após reunião com o CEO Oliver Mintzlaff (Foto: AFP)

Por fim, Marko afirmou que Mintzlaff também vai se reunir nas próximas horas com um dos principais investidores tailandeses da Red Bull, Chalerm Yoovidhya, que esteve ao lado de Horner durante toda a investigação.

“Ele [Mintzlaff] também estará em Dubai amanhã com nosso segundo maior acionista da Tailândia”, finalizou.

Na última sexta-feira (8), Marko afirmou no paddock da Fórmula 1 em Jedá que poderia ser suspenso pela Red Bull, o que causaria sua ausência no GP da Austrália, próxima etapa do campeonato. Segundo o portal Motorsport, o motivo seria um indício de vazamento de informações do Caso Horner, que terminou com o britânico sendo absolvido pela equipe.

Em entrevista ao canal austríaco ORF, Marko não entrou em detalhes, mas revelou a investigação por parte da Red Bull. “Essa possibilidade [de suspensão] existe”, declarou. “É difícil explicar, mas, no final, eu decido o que vou fazer. É um problema bem complexo”, completou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (9), a largada está marcada para as 14h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.