Chefe da Williams se desculpa após dizer que Schumacher “não é especial”: “Fala tola”
James Vowles justificou escolha por Franco Colapinto e acabou tendo fala infeliz a respeito de Mick Schumacher, um dos outros candidatos à vaga de Logan Sargeant
O chefe de equipe da Williams, James Vowles, se desculpou neste sábado (31) pela fala que acabou soltando no começo do fim de semana do GP da Itália sobre Mick Schumacher. O dirigente afirmou que o alemão se encaixa na categoria de “bom piloto”, mas “não é especial”. Na ocasião, o britânico estendeu a definição também a Franco Colapinto, novo piloto da equipe.
Nesta sexta-feira (30), dia em que Colapinto correu pela primeira vez como piloto titular da Williams na Fórmula 1, Vowles aproveitou a oportunidade para justificar a escolha pelo argentino ao invés de Schumacher, que também era candidato à vaga deixada por Logan Sargeant.
Vowles afirmou que “Mick não é especial, ele é apenas bom. Acho que [Schumacher] viria com muito mais experiência do que Franco. Mas aqui está o que acredito, o que a Williams acredita e quais são os valores centrais da equipe”. Após a repercussão negativa, o dirigente se retratou.
“Mick está em uma equipe campeã que o escolheu como piloto reserva e há uma boa razão para isso. Ele é um candidato incrivelmente forte. Não estou aqui para rebaixar Mick. Usei a palavra ‘especial’ no contexto de vários campeões mundiais, como Ayrton Senna e Lewis [Hamilton]. Claramente, isso é uma coisa tola a se fazer, porque essa é a comparação”, disse.
“Mick passou por uma fase difícil, fez alguns progressos excepcionais e está em uma equipe muito forte ao redor. Também pedi desculpas a Mick. Ele não pediu nada, mas é importante para mim, porque somos próximos e minha fala saiu totalmente errada”, completou.
Após a fala de Vowles, Toto Wolff, chefe da Mercedes, saiu em defesa do piloto reserva da equipe e disse que o dirigente “poderia ter evitado” a fala.
“Obviamente conheço James há muitos anos, ele é um estrategista. Às vezes ele diz as coisas de forma muito direta. Essa era uma declaração que ele poderia ter evitado”, disse Wolff à emissora britânica Sky Sports.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes oficializa Antonelli e deixa grid da Fórmula 1 2025 com duas vagas abertas