Chefes da F1 apoiam retorno de Vettel como dirigente: “Entende o valor das pessoas”

Aposentado da Fórmula 1, Sebastian Vettel foi elogiado por Christian Horner, Mike Krack e Mattia Binotto, que avaliaram a possibilidade de um retorno do alemão como chefe de equipe

Após conquistar quatro títulos mundiais e 53 vitórias na Fórmula 1, Sebastian Vettel deixou o esporte ao fim da última temporada da categoria e deixou os fãs órfãos de sua personalidade, completamente fora do script dos pilotos convencionais. No entanto, ainda enquanto se preparava para encerrar sua trajetória com a Aston Martin, o alemão foi elogiado por diversos chefes de equipe do paddock — que veem a possibilidade de um retorno do campeão justamente nesta função.

Christian Horner, que liderou os quatro títulos mundiais conquistados pelo alemão junto à Red Bull, entre 2010 e 2013, destacou a capacidade de Vettel para lidar com outras pessoas e disse não ter dúvidas de que o ex-F1 teria sucesso como chefe de equipe na categoria.

“Ele é uma pessoa muito sociável”, disse Horner ao site oficial da F1. “Ele entende o valor das pessoas e a contribuição que elas trazem para o sucesso. E acho que ele também se tornou algo como um conselheiro de pilotos nos últimos anos”, afirmou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Horner e Sebastian Vettel nos tempos do alemão na Red Bull (Foto: Getty Images)

“Então, realmente depende apenas se ele gostaria de se esforçar”, ressaltou. “Ele é um daqueles caras que é irritantemente bom em tudo que escolhe fazer. Então, estou certo de que se ele escolhesse esse caminho, seria muito bom nisso”, cravou Horner.

Em sua última temporada como piloto da Aston Martin, Vettel encontrou um antigo conhecido: Mike Krack, chefe da BMW Sauber na estreia do alemão na F1 e contratado pelo time britânico em janeiro de 2022. E o luxemburguês também disse enxergar todas as qualidades necessárias em ‘Seb’ para dar conta da responsabilidade de liderar uma das equipes do grid.

“Eu não sei se ele quer fazer isso”, admitiu Krack. “Mas acho que ele tem a personalidade e toda a habilidade que julgo necessárias para realizar o trabalho. Então, acho que ele seria um dos bons, sim”, elogiou.

Binotto ao lado de Vettel e Leclerc, dupla da Ferrari nas temporadas 2019 e 2020 (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, o último elogio veio de Mattia Binotto, chefe da Ferrari até o ano passado e sacado da equipe após uma temporada desastrosa do time de Maranello em termos estratégicos. O italiano destacou os seis anos que a Scuderia e o alemão passaram juntos, entre 2015 e 2020, e disse que o tetracampeão ainda é amado dentro da equipe.

“Na Ferrari, tivemos sorte de tê-lo como parte da equipe durante seis anos importantes”, agradeceu Binotto. “Ele trouxe muito como piloto, mas além disso, acho que trouxe muita coisa como pessoa — e cada fã da Ferrari ainda ama Sebastian [Vettel]. Acho que isso é um fato. Acho que todas as pessoas na Ferrari ainda o amam, e é assim que nos sentimos. Acho que foram anos incríveis”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.