Os treinos livres da F1 na Emília-Romanha
Tudo que você precisa saber sobre o GP da Emília-Romanha 2024
Os últimos vencedores da F1 em Ímola
Estatísticas da Fórmula E após eP de Berlim
Fórmula 1

Horner admite que AlphaTauri põe Ricciardo “em melhor rota” para Red Bull em 2025

Christian Horner foi claro: só havia uma possibilidade para Daniel Ricciardo em seu retorno à F1 até o final da temporada 2023. Mas a ida para a AlphaTauri é encarada pelo piloto australiano como a melhor chance para se lançar como candidato à Red Bull em 2025

Grande Prêmio

Grande Prêmio

 

Definitivamente, começou a corrida por uma vaga na Red Bull, ao menos para a temporada 2025 da Fórmula 1. Christian Horner reiterou que a equipe austríaca não tem intenção de mexer na sua dupla de pilotos, formada por Max Verstappen e Sergio Pérez, para o ano que vem, mas reconheceu que a ida de Daniel Ricciardo para a AlphaTauri coloca, sim, o australiano “em melhor rota” para ser candidato à equipe principal no futuro.

É claro que a vaga em questão é a de Pérez, uma vez que o acordo com Verstappen vai até o final de 2028. O contrato do mexicano, por sua vez, termina na próxima temporada, e os deslizes nas quatro últimas classificações colocaram em xeque se, de fato, manter o atual vice-campeão do Mundial 2023 já para o ano que vem era a melhor opção.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Red Bull até garante Sergio Pérez para 2024, mas renovação já é outra história (Foto: Red Bull Content Pool)

O anúncio da volta de Ricciardo à AlphaTauri no lugar de Nyck de Vries jogou ainda mais lenha nas especulações de que Pérez estaria com os dias contados, porém Horner garantiu que uma troca no line-up taurino com a temporada em andamento seria impensável.

“No momento, há apenas um lugar [para Ricciardo] até o final da temporada. Portanto, não há pensamentos ou expectativas além disso”, disse o chefão da Red Bull ao podcast F1 Nation. “Nós o emprestamos para a AlphaTauri até o final do ano. Sem dúvida, nossos pilotos serão Max e Checo novamente ano que vem. Mas é sempre bom ter talentos na reserva”, admitiu.

“Acho que Daniel está examinando a AlphaTauri, ele quer firmemente se lançar na corrida por uma vaga na Red Bull em 2025. Esse é o seu objetivo especial. E ir para a AlphaTauri, acho que ele encara como a melhor rota para confirmar essa situação para 2025”, completou Horner.

Ricciardo retornou à base em Milton Keynes esse ano após ter o contrato rescindido com a McLaren. Apesar da experiência, aceitou o posto de reserva e piloto de testes para permanecer no radar, e Horner detalhou o que levou o time dos energéticos a trazer novamente Daniel para o grupo.

“Realmente não reconheci Daniel nos últimos anos, a maneira como nos acostumamos, como cresceu conosco. Foi aí que começou. Ele chegou e andou no simulador um dia depois de Abu Dhabi, ou dois. Foi um completo desastre, ele adquiriu todos os maus hábitos imagináveis quando trabalhou com o antigo engenheiro”, revelou.

De início, o trabalho de Ricciardo era muito mais voltado a ações de marketing da Red Bull, mas Horner afirmou que “o plano sempre foi colocá-lo no teste de Silverstone” ao volante do RB19, e o resultado “foi extremamente impressionante”.

“O que mais me impressionou foi que, considerando que ele não tinha pilotado o carro, não guiava um carro [de Fórmula 1] há sete meses, em sua terceira ou quarta volta, já baixou o tempo para o mesmo segundo que os nosso pilotos alcançaram [em Silverstone]”, citou.

“No primeiro stint adequado, por assim dizer, foi possível ver que, com pneus comparáveis, a confiança dele crescia a cada volta, e aquela volta, que provavelmente foi a sua sétima do dia, o colocaria na primeira fila do grid. Então foi muito impressionante. Fiquei satisfeito em ver que ele ainda era capaz de desempenhar naquele nível”, celebrou.

Daniel Ricciardo e Christian Horner durante os testes em Silverstone (Foto: Red Bull Content Pool)

“Disse a ele ‘essa volta teria colocado você na primeira fila do grid’, e notei o alívio em seus olhos, quase que como uma liberação da pressão de cima dos seus ombros, de que ele ainda poderia fazer isso, não estava ficando louco e o velho Daniel ainda estava lá. Seus stints longos foram muito impressionantes, e o trabalho que realizou com a Pirelli foi preciso”, avaliou.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, já havia confirmado que Ricciardo foi para a Inglaterra sabendo que a volta à Fórmula 1 ainda em 2023 só dependeria dele. Horner confirmou.

“Certamente, antes do teste, houve uma discussão com Daniel para dizer ‘Olha, se tudo correr bem, você estaria pronto para pilotar a AlphaTauri, porque as coisas não estão saindo conforme esperávamos com Nyck. Você aceita esse desafio?’, e ele respondeu ‘Sim, com certeza’. Ele estava preparado. Digamos que você tem de dar um passo para trás para tentar dar dois para frente”, concluiu.

Fórmula 1 volta de 21 a 23 de julho, para a disputa do GP da Hungria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.