Red Bull se resguarda e assegura permanência de diretor-técnico até final de 2028 na F1

De acordo com o site neerlandês RacingNews365, o diretor-técnico da Red Bull, Pierre Waché, estendeu o atual acordo até o final de 2028 — data que coincide com o término do contrato vigente de Max Verstappen

A Red Bull tratou de anular qualquer investida das rivais para tirar Pierre Waché da equipe e renovou contrato com o diretor-técnico até o final da temporada 2028 da Fórmula 1. O engenheiro francês é considerado o segundo homem mais forte do atual corpo técnico taurino, logo após Adrian Newey.

A informação é do site neerlandês RacingNews365 desta segunda-feira (6). Waché está na equipe austríaca desde 2013 e assumiu o posto de diretor-técnico em 2018. Em meados do ano passado, o engenheiro já havia estendido acordo com a Red Bull, porém houve nova atualização em fevereiro deste ano.

Isso significa que, em tese, o fim do contrato de Waché coincide com o fim do acordo vigente de Max Verstappen. É, portanto, uma maneira de também afastar as investidas de outros times sobre o tricampeão em meio à crise interna que explodiu na Red Bull por conta do Caso Horner.

Ainda que não tenha confirmado oficialmente, entende-se que o episódio envolvendo o dirigente britânico e a suposta “conduta inapropriada” com uma funcionária contribuiu para a saída do projetista Newey, responsável direto pelo atual domínio taurino na F1. O ‘Mago da Aerodinâmica’ anunciou o fim do vínculo com Milton Keynes após quase 20 anos.

Christian Horner trabalha para evitar um desmoronamento da Red Bull (Foto: AFP)

Waché, na verdade, já vinha em uma crescente dentro da Red Bull, uma vez que Newey passou a desempenhar muito mais funções de consultor, embora ainda assinasse os projetos guiados por Verstappen e Sergio Pérez na pista. A versão italiana do Motorsport noticiou na última semana que Christian Horner já havia providenciado um “ajuste salarial significativo” para segurá-lo.

A Ferrari chegou a colocar Waché como principal alvo antes da surpreendente saída de Newey da Red Bull, informou em fevereiro La Gazzetta dello Sport. O grupo técnico do engenheiro francês ainda conta com outros nomes fortes e que ficaram na mira de Maranello, de acordo com a publicação italiana, entre eles o chefe de aerodinâmica, Enrico BalboCraig Skinner (designer-chefe), Ben Waterhouse (chefe de desempenho) e Paul Monaghan (engenheiro chefe). Todos estão garantidos até o final de 2025.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.