Ford cita “plano de sucessão” e diz que saída de Newey não altera projeto para F1 2026

Diretor do setor de competição da Ford, Mark Rushbrook rasgou elogios a Adrian Newey, mas deixou claro que trabalho com a Red Bull permanece o mesmo após o anúncio da saída do projetista

Uma semana após o surpreendente anúncio de que Adrian Newey vai deixar a Red Bull logo após o fim da atual temporada, a Ford — que será parceira da equipe de Milton Keynes quando o novo regulamento entrar em vigor na Fórmula 1 em 2026 — se manifestou sobre a notícia. Diretor do setor de competição, Mark Rushbrook afirmou ter “enorme respeito” pelo projetista, mas garantiu que os planos envolvendo a fabricante norte-americana e a marca dos energéticos permanecem “inalterados”.

Daqui a dois anos, a F1 terá uma nova geração de motores, com a parte elétrica ampliada e preparados para funcionar com combustível 100% sustentável. Antes equipada com os propulsores Honda, a escuderia de Max Verstappen e Sergio Pérez agora trabalha no desenvolvimento da sua própria unidade de potência e conta com o suporte da Ford para o projeto. Chefe dos taurinos, Christian Horner já chegou a dizer que a gigante do setor automobilístico tem ajudado principalmente com o conhecimento que possui no desenvolvimento de veículos elétricos.

No entanto, a crise interna na Red Bull tem causado desconforto nos membros da escuderia, e pode, inclusive, ter sido um dos fatores que motivaram a saída de Newey. Sem fazer qualquer citação sobre o assunto, Rushbrook apenas reconheceu o histórico de sucesso de Adrian na classe rainha, rasgando elogios ao ‘mago da aerodinâmica’.

“Temos um enorme respeito pela carreira de Adrian e por todas as coisas que ele fez por muitas equipes diferentes na F1, especialmente nos últimos 19 anos na Red Bull”, começou o diretor da Ford através de um comunicado da própria empresa. “Desejamos a ele o melhor em tudo o que ele fará no futuro”, continuou.

Mark Rushbrook (ao centro) comentou sobre a saída de Adrian Newey (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Nosso foco, porém, permanece totalmente no programa de unidades de potência para 2026. Isso permanece inalterado após esta notícia e ainda está em andamento, a todo vapor”, garantiu Mark, deixando claro que tal decisão não chegou a ser uma surpresa, já que as partes envolvidas já possuíam um plano de sucessão.

“Como qualquer boa empresa ou equipe de corrida, você sempre tem um plano de sucessão e, por isso, está sempre treinando e desenvolvendo pessoas dentro da organização. Não é diferente neste caso. Não estou sendo desrespeitoso com Adrian, porque ele é fantástico, mas cada equipe tem um plano de sucessão”, finalizou Rushbrook.

Considerado o segundo homem mais forte do atual corpo técnico taurino, atrás somente de Newey, o diretor-técnico Pierre Waché teve seu contrato renovado até o final de 2028, de acordo com o portal neerlandês RacingNews365. Ao mesmo tempo, o jornal britânico The Times afirmou que a Red Bull está confiante de que o acordo com Jonathan Wheatley, diretor-esportivo e figura importante, também será estendido.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.