Ford diz que trabalho com Red Bull “vai muito bem” e avisa: “Estamos focados em vencer”

Mark Rushbrook, diretor do setor de competição da Ford, afirmou que ainda há muito trabalho pela frente até o motor estar pronto em 2026, mas o intuito é vencer com a Red Bull

Ainda faltam dois anos até a próxima mudança no regulamento da Fórmula 1, mas já existe uma expectativa grande em torno de como será o trabalho em conjunto entre Ford e Red Bull na preparação da nova unidade de potência. E a montadora americana já avisou que o foco é somente um: vencer.

Após o recente período de sucesso com a Honda, a Red Bull se prepara para entrar na nova era da F1 como fabricante do próprio motor. Para isso, contará a partir de 2026 com a colaboração da Ford, e Christian Horner já explicou que se trata de uma parceria focada no conhecimento que a marca possui no desenvolvimento da parte elétrica — que será ampliada nas unidades de potência dos carros.

A produção dos componentes da peça, contudo, será toda feita na sede dos taurinos, em Milton Keynes. Mark Rushbrook, diretor da Ford Performance — divisão de competições automobilísticas da montadora —, falou com a versão italiana do site Motorsport e garantiu que tudo tem caminhado conforme o planejado.

“O trabalho com a Red Bull está indo muito bem, eles são nossos parceiros e estamos focados em vencer”, assegurou Rushbrook. “Queremos ter a chance de vencer no automobilismo e esperamos alcançar isso com o melhor parceiro possível”, frisou.

A Red Bull terá parceria com a Ford em 2026 (Foto: Red Bull Content Pool)

Ser responsável pelo próprio motor é um passo audacioso da Red Bull, tanto que Helmut Marko, consultor do time dos energéticos, admitiu que não há espaços para erros. A Ford, por sua vez, entende que ainda há muito trabalho a fazer até que esteja pronta para a temporada 2026 da F1.

“Fizemos muitos progressos no último ano, mas ainda há um longo caminho a percorrer, com muito desenvolvimento a ser feito para estarmos prontos para o grid em 2026”, completou o americano, emendando que não há nada de novo até o momento além do que já se sabe a respeito da colaboração Ford/Red Bull.

“Não há nada a anunciar. Eles são uma grande empresa e estão presentes em todas as diferentes modalidades do automobilismo, e nós somos seus parceiros na Fórmula 1, assim como no WRC. Mas é verdade que estamos em negociações com outros parceiros, vamos ver”, finalizou.

A união entre Red Bull e Ford foi anunciada oficialmente em janeiro do ano passado. Quanto ao regulamento de motores de 2026, várias mudanças serão feitas, como a eliminação do MGU-H, que tem como função gerar energia elétrica a partir do calor da turbina. Além disso, as unidades de potência serão produzidas para funcionar com combustível sustentável.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.