Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Emília-Romanha de F1

Mesmo em um fim de semana de domínio da McLaren e da Ferrari, Max Verstappen conseguiu cravar a pole-position para o GP da Emília-Romanha

Mesmo com a Red Bull apresentando uma série de dificuldades ao longo do fim de semana, Max Verstappen foi o mais rápido durante a classificação do GP da Emília-Romanha e cravou a oitava pole seguida na Fórmula 1. O piloto neerlandês desbancou a dupla da McLaren e viu Oscar Piastri e Lando Norris completarem o top-3. O australiano, no entanto, foi punido e vai ter de partir de quinto.

A Ferrari se mostrou a grande decepção do fim de semana até agora. Depois de dominar boa parte dos treinos livres e se colocar como favorita à pole, a escuderia italiana viu Charles Leclerc ficar apenas com o quarto tempo — que virou terceiro com a punição de Piastri —, com Carlos Sainz logo atrás.

A Mercedes teve um dia apagado e tem a RB como a maior rival durante o fim de semana do GP da Emília-Romanha.

Lando Norris vai largar de segundo no GP da Emília-Romanha (Foto: F1)

Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP da Emília-Romanha

Max Verstappen, primeiro: Verstappen fala em classificação “difícil”, mas celebra pole em Ímola: “Estou em êxtase”

Lando Norris, segundo: Norris vê bom 3º lugar “a 0s1” e celebra McLaren à frente da Ferrari em Ímola

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc lamenta “mesmo problema nas mesmas curvas” em Ímola: “Decepcionado”

Carlos Sainz, quarto: Sainz luta com pneus e diz que atualização da Ferrari “é menor do que pensam”

Oscar Piastri, quinto: Piastri mantém “confiança em alta” após classificação em Ímola: “Podemos fazer algo de bom”

Piastri dividiria a primeira fila com Verstappen em Ímola (Foto: McLaren)

George Russell, sexto: Russell vê “resultado justo” e carro melhor com 6º lugar em Ímola: “Isso nos encoraja”

Yuki Tsunoda, sétimo: Tsunoda vibra com Q3 e espera “superar Mercedes” para somar “bons pontos” em Ímola

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton vê Mercedes “no fio da navalha” com W15 em Ímola: “Estamos mexendo bem pouco”

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo celebra “dia positivo” para RB com 9º lugar em Ímola: “Fizemos boas melhorias”

Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg vê “importante posição de pista” e festeja 10º na classificação em Ímola

Sergio Pérez, 11º: Pérez vê “bom progresso” em Ímola mesmo com 11º lugar, mas lamenta: “Cometi um erro”

Esteban Ocon, 12º: Considerando onde começamos o fim de semana com o equilíbrio geral e a sensação do carro, fizemos bons progressos como equipe para melhorar as coisas e nos colocarmos na briga para a corrida de amanhã. Foi um fim de semana complicado e difícil de fazer uma volta, mas otimizamos todas as três sessões de treinos livres e mantivemos a equipe ocupada com várias mudanças na configuração do carro. O pelotão estava muito próximo – mais próximo do que o normal neste curto-circuito –, mas a volta no final não foi suficiente para chegar ao Q3.

Lance Stroll, 13º: Não foi o resultado que esperávamos hoje, foi um pouco decepcionante. Não temos o ritmo que precisamos neste momento e o grid incrivelmente apertado demonstra isso. Senti que fiz uma boa volta final, mas não foi o suficiente para passar para o Q3. Temos trabalho a fazer antes da corrida de amanhã.

Lance Stroll foi apenas 13º em Ímola (Foto: Aston Martin)

Alexander Albon, 14º: O carro este ótimo durante todo o fim de semana, com o equilíbrio onde queríamos. Mas antes da classificação a pista mudou muito para mim. Antes do TL3, tentamos algumas pequenas diferenças positivas com a configuração, mas na classificação o vento aumentou e os pneus esquentaram demais, então perdi muito tempo de volta nas duas últimas curvas. Não é o ideal, mas no geral estou feliz com minha volta, pois pensei que estaria fora no Q1. A corrida será complicada se eu ainda estiver com dificuldades nas últimas curvas, por isso espero que o tempo esteja a nosso favor amanhã.

Pierre Gasly, 15º: Tivemos um bom início de classificação, terminando o Q1 confortavelmente entre os dez primeiros, por isso é uma pena não conseguirmos manter isso durante o resto da sessão. No Q2, tive uma volta bastante forte nos dois primeiros setores, até encontrar trânsito nas últimas curvas. Isso distraiu minha linha na curva mais do que qualquer coisa, o que potencialmente me custou algum tempo de volta. Obviamente há alguma frustração em não fazer tudo no Q2, especialmente porque, como em Miami, estávamos muito perto de chegar ao Q3. O carro esteve bem durante todo o fim de semana até agora e vamos nos esforçar muito para ter um forte desempenho amanhã.

Valtteri Bottas, 16º: Infelizmente, até agora não tem sido o fim de semana mais fácil para nós, pois temos faltado um pouco de consistência no geral. Sair no Q1 é sempre difícil, especialmente por uma margem tão pequena. A pista tem sido mais complicada do que o normal até agora. neste final de semana, pois tem ventado bastante e tempestuoso. No geral, não foi uma sessão fácil e provavelmente poderíamos ter extraído mais alguns centésimos. Além disso, uma súbita rajada de vento me fez perder algum tempo na curva 12 durante minha segunda volta. Como positivo, nosso ritmo de corrida está lá.

Guanyu Zhou, 17º: Infelizmente, o fim de semana inteiro não foi dos melhores até agora. Comecei o dia com o nosso novo assoalho e, embora tenhamos tido que fazer algumas alterações após o TL3, a equipe fez um ótimo trabalho, garantindo que estávamos preparados para a classificação. Não foi uma sessão fácil e acho que havia mais coisas em jogo. O pacote de atualização – mesmo pequeno – parece estar funcionando e nos ajudando a ganhar mais desempenho. Estou ansioso para amanhã. Não será uma corrida fácil, com provavelmente muitas equipes optando por uma estratégia semelhante, mas tudo pode acontecer, e tenho a certeza de que podemos subir algumas posições.

Kevin Magnussen, 18º: Não sei o que está acontecendo este ano, mas continua acontecendo e eventualmente terá de parar. Não parecemos estar fazendo nada diferente em comparação com os outros em termos de tempos, mas em sete sessões de classificação tivemos tráfego em cinco, isso é nos causou problemas exatamente na volta que mais precisa ser contada. Não é uma pista fácil de ultrapassar e parece uma corrida de uma parada, por isso vamos ver o que acontece.

Fernando Alonso, 19º: Alonso entrega pontos após queda no Q1 em Ímola: “Ir para casa e pensar em Mônaco

Logan Sargeant, 20º: Tem sido um fim de semana complicado até agora. O vento mudou ao longo dos dois dias e houve uma mudança na pista antes da classificação, pois havia um pouco menos de aderência do que o TL3, o que me surpreendeu bastante. Nem todo fim de semana será fácil. Esta pista, em particular, apresenta muitos desafios. Mesmo assim, ficamos bem e estamos melhorando a cada sessão. Estou me concentrando em fazer o meu melhor e maximizar tudo para amanhã.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.