Horner recebe título de honra da monarquia britânica dada pelo Rei Charles III
Chefe da Red Bull, Christian Horner recebeu das mãos de Rei Charles III a segunda maior honraria, o título de Comandante da Ordem do Império Britânico
Chefe da Red Bull, Christian Horner recebeu das mãos do Rei Charles III o título de “Comandante da Ordem do Império Britânico”, conhecido por CBE — a sigla da honraria em inglês, nesta quarta-feira (18), em cerimônia realizada no Palácio de Buckingham, em Londres.
A honraria recebida por Horner é a segunda maior entregue pela monarquia britânica, a última antes do título de Sir ou Dame. Em 2013, o chefe da Red Bull já havia sido nomeado Oficial do Império Britânico [OBE].
“Há uma década, uma inesperada distinção ao receber o OBE e, agora, o CBE. Isso é algo pelo qual sou imensamente grato e profundamente honrado”, comentou Horner ao receber o título.
Em 2024, Horner pode ter enfrentado o ano mais turbulento de sua carreira. O chefe da Red Bull passou por uma investigação interna, acusado de “comportamento inapropriado”. O dirigente teria enviado fotos íntimas para uma funcionária do grupo e chegou a ser aconselhado a renunciar o cargo. O britânico bateu o pé e ficou no posto, além de ter sido inocentado da apuração feita pelo ‘compliance’ da marca de bebidas energéticas.

Isso, no entanto, não evitou que desencadeasse a briga pública entre Jos Verstappen, pai de Max, Helmut Marko, consultor da companhia, e ele, em clara disputa pelo poder. Ao mesmo tempo, algumas figuras foram deixando a Red Bull, como Adrian Newey, apontado como mago da aerodinâmica, e Jonathan Wheatley, diretor da equipe — foram para Aston Martin e Sauber/Audi, respectivamente. O clima bélico só arrefeceu da metade para o final da temporada.
Quem esteve ao lado de Horner durante a cerimônia no Palácio de Buckingham foi Geri Halliwell Horner, esposa do dirigente e ex-Spice Girl.
“Tive a honra de acompanhar Christian durante o recebimento do CBE das mãos da majestade, o rei, no Palácio de Buckingham. Como família, temos orgulho de tudo o que você alcançou em 20 anos na Red Bull e sei que a equipe sente isso da mesma forma”, comentou Geri via redes sociais.
“Você é líder, inovador e explorador. Esse título é reflexo da sua dedicação e serviços aos automobilismo. Parabéns”, completou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Retrospectiva 2024: F1 vive reviravolta e entrega melhor ano das regras do efeito solo

