Chuva forte leva Fórmula 1 a cancelar TL3 do GP da Estíria

A Fórmula 1 cancelou o terceiro treino livre do GP da Estíria. Em razão do temporal que desaba no Red Bull Ring, a categoria anunciou a decisão, o que colocou em xeque também a classificação

Desde o começo do fim de semana do GP da Estíria, a meteorologia indicava um sábado (11) caótico no Red Bull Ring, palco da segunda etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. O que estava previsto se confirmou desde as primeiras horas. O temporal forçou a Fórmula 3 a interromper a corrida desta manhã com apenas 12 voltas e, minutos depois, impediu que os pilotos da F1 iniciassem o terceiro treino livre no circuito austríaco.

Sem sinais de melhorias no clima e direção de prova adiando indefinidamente o início do terceiro treino livre, a categoria resolveu cancelar a sessão quando restariam 19 minutos para seu desfecho, caso estivesse ocorrendo. A temperatura ambiente era de 16ºC.

Chuva no Red Bull Ring neste sábado
Chuva forte no Red Bull Ring neste sábado (Foto: Reprodução)

Estava claro que não haveria condições de acelerar na sessão da manhã e passou a ficar ameaçada a classificação marcada para logo mais, 10h (horário de Brasília). Na hipótese de repetição do mesmo cenário, a opção seria transferir a definição do grid de largada para domingo.

Chuva forte no Red Bull Ring
A direção de prova teve de cancelar o TL3 do GP da Estíria (Foto: McLaren)

Durante a indefinição, a transmissão oficial da Fórmula 1 colocou no ar uma entrevista de Jenson Button, piloto campeão mundial em 2009, com Ross Brawn, diretor-esportivo da categoria e chefe do britânico no ano em que conquistou o título. O dirigente ressaltou que o mais provável seria a classificação na manhã de domingo, situação condicionada à melhora do tempo na Áustria.

“Temos um cronograma para amanhã, o que significa que só vamos perder a corrida sprint da Fórmula 2 e uma das provas da Porsche. Entendemos que podemos encaixar tudo amanhã para que haja a classificação. Se não pudermos fazer isso, então, como você sabe, os tempos do TL2 tornam-se relevantes, mas espero que não precisemos fazer isso, e acho que vamos ter a classificação pela manhã”, explicou Brawn.

GRANDE PRÊMIO transmite ao vivo e em tempo real todas as atividades do GP da Estíria, segunda etapa do campeonato da Fórmula 1 2020.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube