Herta fecha acordo e vira piloto de desenvolvimento da McLaren na F1

Colton Herta passa a fazer parte de programa de desenvolvimento da McLaren na Fórmula 1. Piloto namora com a categoria desde tentativa de compra da Sauber pela Andretti

Lewis Hamilton e Pierre Gasly fazem disputa durante teste da pré-temporada no Bahrein (Vídeo: F1)

Colton Herta está mais próximo do universo da Fórmula 1. Segundo reportagem da revista americana Racer, o jovem de 21 anos assinou contrato para se tornar piloto de desenvolvimento da McLaren, e participará de um teste com a equipe utilizando o carro de 2021.

Piloto da Andretti na Indy, Herta já registrou seis vitórias em apenas três temporadas completas pela categoria. Seu nome já esteve interligado com a F1 quando a Andretti tentou a compra da Sauber, no fim de 2021, e preparava o anúncio de Colton como titular antes do acordo entrar em colapso.

Apesar do acordo, Herta não deve aparecer em treinos livres da Fórmula 1 em 2022. A partir desta temporada, as equipes serão obrigadas a utilizar pilotos novatos por, no mínimo, duas sessões ao longo do campeonato. A mudança de regra busca dar mais oportunidades aos jovens.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Colton Herta em St. Pete (Foto: Indycar)

LEIA MAIS: McLaren lamenta ausência de Ricciardo em testes no Bahrein: “Nos coloca atrás”

“Acho que obviamente é muito importante para os programas que estamos trabalhando, e a McLaren foi legal o suficiente para lhe dar algumas milhas com o carro, o que acho que será ótimo para ele, e ainda o ajuda a acumular pontos para tirar a superlicença. Então foi algo bem legal por parte da McLaren”, declarou Michael Andretti ao Raxer.

“É assim que eu descreveria [como uma ajuda entre amigos]. Você sabe que o Zak [Brown] quer mostrar que americanos podem pilotar carros de corrida e acho que ele adoraria ver o Colton chegar na Fórmula 1 e fazer ótimos tempos de volta. Mas também ajuda o Colton e nos ajuda a dar rodagem para ele mais cedo. Há muitas coisas boas que podem sair disso”, prosseguiu, falando sobre a proximidade com Zak Brown.

A Andretti, equipe de Colton na Indy, segue tentando aproximação com a Fórmula 1 e já realizou um pedido para entrar no Mundial em 2024. Até o momento, a FIA não deu a aprovação da entrada, e a aproximação entre o time de Michael Andretti e a McLaren pode ajudar Herta a coletar mais pontos para a superlicença.

Outro jovem piloto da Indy que também tem associação com a McLaren é o mexicano Pato O’Ward, que inclusive participou do teste de pós-temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi, em 2021. Segundo o Racer, a chegada de Herta não interfere no programa esperado para Patricio.

GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

DESEMPOLGOU: WILLIAMS FINALMENTE APRESENTA PROBLEMAS NA FÓRMULA 1 2022. E AGORA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.