Com 45ª pole da carreira, Hamilton empata com Vettel na terceira posição de ranking e fica atrás só de Schumacher e Senna

Lewis Hamilton agora divide com Sebastian Vettel a terceira posição no ranking histórico de poles no Mundial de F1. Apenas Michael Schumacher e Ayrton Senna estão à frente dos dois

#GALERIA(5356)
Lewis Hamilton conquistou neste sábado (20), na Áustria, a 45ª pole da carreira. E isso o coloca ao lado de Sebastian Vettel na terceira posição de todos os tempos no Mundial de F1. Apenas Michael Schumacher e Ayrton Senna largaram mais vezes na primeira colocação.

A pole deste fim de semana foi a 19ª pela Mercedes, ainda aquém das 26 que conquistou pela McLaren entre 2007 e 2012. Mas é impressionante o fato de que o britânico fará neste domingo, às 9h (de Brasília), somente a 46ª largada pelo time alemão.

Na carreira, o aproveitamento é de 28%.

Lewis Hamilton conquistou a 45ª pole da carreira (Foto: AP)

Hamilton, desde a mudança para a Mercedes, tem impulsionado seus números de forma impressionante. Ele também já é o quinto piloto com mais vitórias na carreira, 38, perdendo apenas para Schumacher, Alain Prost, Senna e Vettel. Subiu ao pódio nas últimas 14 corridas e liderou as últimas 16.

"Eu tenho muita sorte de ter tido um grande carro nos últimos dois anos para ter conquistado essas poles todas e aumentar o meu total. Mas preferiria ter os campeonatos do Vettel do que as pole-positions, então estou trabalhando para isso", brincou o inglês.

"Eu gostaria de ter os dois!", respondeu Vettel. "Obviamente ele veio me alcançando, mas estamos trabalhando duro para virar o jogo." 

 

Nesta semana, em uma entrevista, Hamilton disse que tudo o que desejava ao chegar à F1 era se colocar no mesmo patamar de Senna. “Eu nunca corri atrás do que Schumacher conseguiu, só queria ser como Ayrton Senna. Ser campeão uma vez foi especial. Agora estou indo atrás do terceiro título, e esse é o mais especial, já que é o que Senna teve. Era isso que importava para mim, quando era criança”, comentou.

Confira abaixo o ranking de poles da F1, contendo os dez que mais largaram na frente na história, os brasileiros e os demais pilotos em atividade:

1 MICHAEL SCHUMACHER ALE BENETTON, FERRARI 68
2 AYRTON SENNA BRA LOTUS, McLAREN, WILLIAMS 65
3 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL 45
4 LEWIS HAMILTON ING McLAREN, MERCEDES 44
5 JIM CLARK ESC LOTUS 33
6 ALAIN PROST FRA RENAULT, McLAREN, WILLIAMS 33
7 NIGEL MANSELL ING LOTUS, WILLIAMS, FERRARI 32
8 JUAN MANUEL FANGIO ARG ALFA ROMEO, MASERATI, MERCEDES, FERRARI 29
9 MIKA HÄKKINEN FIN McLAREN 26
10 NIKI LAUDA AUT FERRARI, BRABHAM 24
11 NELSON PIQUET BRA BRABHAM, WILLIAMS 24
12 FERNANDO ALONSO ESP RENAULT, McLAREN, FERRARI 22
18 KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN, FERRARI 16
19 FELIPE MASSA BRA FERRARI, WILLIAMS 16
20 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 16
24 RUBENS BARRICHELLO BRA JORDAN, STEWART, FERRARI, BRAWN GP 14
36 JENSON BUTTON ING BAR, HONDA, BRAWN GP, McLAREN 8
39 EMERSON FITTIPALDI BRA LOTUS, McLAREN 6
86 CARLOS PACE BRA BRABHAM 1
95 NICO HÜLKENBERG ALE WILLIAMS 1
96 PASTOR MALDONADO VEN WILLIAMS 1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube