Com Honda garantida só até 2020, Red Bull cobra motores mais baratos em 2021

Helmut Marko revelou que a Honda só vai se comprometer com a Fórmula 1 no longo prazo após uma definição sobre o novo regulamento de motores da F1. Marko alertou sobre o risco de montadoras deixarem o grid em caso de um novo modelo caro

A Red Bull vive um momento feliz com a Honda, parceira que rendeu duas vitórias em 2019 após anos difíceis na Fórmula 1. O bom momento, entretanto, não é garantia de uma relação de longo prazo: de acordo com Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, ainda não existe um contrato para além de 2020 entre as duas partes.
 
“Eles [Honda] estão esperando até que o novo regulamento esteja posto à mesa, aí eles vão começar a analisar tudo e decidir”, disse Marko.
 
Ainda não se sabe ao certo como será a configuração dos motores da F1 após 2021. Trata-se de um grande ponto de discussão, já que os atuais V6 Turbo seguem caros e sem agradar tanto ao público. Na verdade, pouco foi definido a respeito da próxima geração de bólidos – só há um modelo indicando como deve funcionar a aerodinâmica, simplificada para facilitar a disputa por posições entre pilotos.
A parceria entre Red Bull e Honda está garantida apenas até 2020 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Só que é possível que ao menos uma das quatro montadoras atuais decida não ficar para ver como será 2021. “Se não ficar mais barato, não vai sobrar praticamente ninguém”, destacou Marko, fazendo referência aos fornecedores de motor.

 
O dirigente, entretanto, reconhece que a unidade de potência japonesa ainda é deficitária na briga com equipes rivais.
 
“A gente ainda está claramente atrás em treino classificatório, principalmente contra a Ferrari. Nós perdemos 0s8 para eles nas retas, mas na corrida nós estamos quase iguais ao ritmo da Mercedes”, encerrou.
 
Red Bull e Honda ainda contam com quatro etapas antes do fim da temporada 2019 da F1. A parceria deixa a equipe austríaca em terceiro, ainda que bastante distante de Mercedes, campeã, e Ferrari, em segundo.
 

 
Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube