Com pneus duros, Vettel lidera manhã do primeiro treino em Barcelona. Alonso fecha em terceiro

Sebastian Vettel começou bem a segunda bateria de testes da pré-temporada. Em Barcelona, o tricampeão do mundo registrou 1min23s046 com pneus duros e garantiu o melhor tempo da manhã na Catalunha. Fernando Alonso, que andou com a F138 pela primeira vez, foi terceiro

► Confira imagens da primeira sessão da pré-temporada em Barcelona

A F1 abriu a segunda bateria de treinos coletivos da pré-temporada em 2013 na manhã desta terça-feira (19). O tradicional circuito de Montmeló, na Catalunha, recebe, a partir de hoje, quatro dias de tomadas de tempos, além de outras quatro entre 28 de fevereiro e 3 de março. Nesta semana, será a primeira vez que todas as 11 equipes do grid colocam seus novos modelos na pista, já que a Williams mostrou ao mundo seu novo FW35 antes de o treino começar.

Na pista, quem começou a pré-temporada em Barcelona com o pé direito foi Sebastian Vettel. O mais jovem tricampeão mundial de F1 comprovou a consistência apresentada pelo RB9 nos treinos em Jerez. Usando pneus duros, Vettel registrou 1min23s046, tempo obtido quase no fim do primeiro período das atividades em Montmeló, perto das 13h, horário catalão, 9h pelo horário de Brasília.

Vettel foi o mais rápido da primeira manhã de treinos coletivos em Barcelona (Foto: Red Bull/Getty Images)

Sebastian colocou nada menos que 0s525 de vantagem para Kimi Räikkönen. O experiente piloto da Lotus fechou a manhã de treinos em Barcelona na segunda colocação com seu eficiente Lotus E21. O finlandês terminou à frente de Fernando Alonso, terceiro colocado. O asturiano tem a chance de correr pela primeira vez de maneira oficial com a nova Ferrari F138, já que o piloto não participou dos testes em Jerez para cuidar da preparação física. Tanto Räikkönen quanto Alonso alcançaram suas melhores marcas também com pneus duros, assim como Vettel.

Na estreia do FW35, Pastor Maldonado colocou a Williams em uma sólida quarta colocação na tabela de tempos. O venezuelano cravou 1min23s733, sendo 0s687 mais lento que Vettel. Contudo, o piloto do time britânico fechou à frente de Sergio Pérez, que começa as atividades da McLaren nesta terça-feira em Barcelona. ‘Checo’, novo reforço da escuderia de Woking para 2013, vinha em quinto até o fim do primeiro período, quando Daniel Ricciardo, com sua Toro Rosso STR7 calçada com pneus duros, tomou a colocação do mexicano, fechando o top-5.

Fernando Alonso teve sua primeira chance de pilotar de forma oficial a nova F138 (Foto: Ferrari)

Paul di Resta assegurou a sétima marca da manhã, sendo o piloto que mais andou pela manhã ao lado de Maldonado — ambos completaram 47 voltas. O escocês ficou bem próximo do tempo de Pérez, sexto colocado: apenas 0s020. Nico Rosberg não teve uma manhã das mais produtivas e fechou em oitavo. Seu Mercedes W04 apresentou problemas no câmbio, não lhe permitindo dar mais do que 14 voltas em Montmeló. Ainda assim, o alemão assegurou o oitavo tempo do primeiro período.

Esteban Gutiérrez causou a única bandeira vermelha da manhã. Com problemas mecânicos no seu C32, o jovem mexicano da Sauber ficou com o carro parado na curva 7, a La Moreneta, após 2h10 de atividades na Catalunha. Mas Esteban conseguiu retornar à pista para a realização de testes aerodinâmicos. Por isso, sem se preocupar com a performance, a Sauber fechou o período em nono. Charles Pic, da Caterham, e Max Chilton, da Marussia, completam a relação dos 11 pilotos que treinaram nesta manhã no circuito de Barcelona.

Agora pilotos e equipes fazem uma pausa de 60 minutos para o almoço, voltando à pista a partir das 14h locais para mais três horas de atividades neste primeiro dia da segunda bateria da pré-temporada da F1 em 2013.

F1, pré-temporada, Barcelona, segunda bateria, dia 1, parcial:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.