Com pneus macios, Pérez põe Racing Point na frente do TL1 do GP da Estíria
A 'Mercedes rosa' de Sergio Pérez abriu o fim de semana do GP da Estíria na frente. O mexicano liderou o primeiro treino livre, com pneus macios, seguido pela Red Bull de Max Verstappen. Com pneus médios, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton terminaram em terceiro e quarto, respectivamente. A melhor Ferrari foi a de Sebastian Vettel, somente em décimo
O fim de semana do GP da Estíria, segunda etapa da temporada 2020 do Mundial de Fórmula 1, começou cor-de-rosa. Sergio Pérez abriu da melhor forma a jornada da equipe de Silverstone no Red Bull Ring e liderou o primeiro treino livre, na manhã desta sexta-feira (10). Com pneus macios, o mexicano cravou 1min04s867 na sua melhor volta, superando a Red Bull de Max Verstappen em 0s096. O holandês também fez uso dos compostos vermelhos para estabelecer o tempo.
E a Mercedes, que dominou o fim de semana do GP da Áustria, realizado no mesmo Red Bull Ring? Tanto Valtteri Bottas, vencedor no último domingo, quanto Lewis Hamilton, registraram suas melhores voltas com pneus médios e terminaram em terceiro e quarto, respectivamente, seguidos pela segunda Racing Point, de Lance Stroll, que fechou o top-5.
Relacionadas
Alexander Albon, da Red Bull, foi o sexto, 0s616 atrás de Pérez, mas tendo feito seu melhor tempo com pneus médios. O anglo-tailandês foi seguido pela McLaren de Carlos Sainz, sétimo com compostos macios. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, voltou a andar bem no Red Bull Ring e foi o oitavo, com compostos médios, assim como Daniel Ricciardo, da Renault. E a Ferrari, que testou novas asa dianteira e assoalho nesta manhã, teve Sebastian Vettel como melhor colocado, em décimo, duas posições à frente de Charles Leclerc.
O GRANDE PRÊMIO transmite ao vivo e em tempo real todas as atividades do GP da Estíria, segunda etapa do campeonato da Fórmula 1 2020.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Estíria de F1
A abertura do GP da Estíria começou com duas novidades no grid: Robert Kubica voltou a acelerar em um treino livre, como reserva da Alfa Romeo, no lugar de Antonio Giovinazzi; na Williams, o britânico de ascendência coreana Jack Aitken substituiu George Russell e acelerou o carro #40 da Williams. Outra novidade foi o teste que a Ferrari fez com o novo assoalho na SF1000, utilizada por Charles Leclerc.
Depois das primeiras voltas de instalação, os primeiros pilotos a registrarem voltas rápidas no Red Bull Ring nesta sexta-feira foram Alexander Albon, da Red Bull, e Carlos Sainz, da McLaren, sendo seguidos pela outra McLaren, de Lando Norris. Com 20 minutos de sessão, o anglo-tailandês liderava com 1min06s330, tempo feito com pneus médios.
A liderança mudou de mãos minutos depois quando Max Verstappen superou o companheiro de equipe em 0s243. Em seguida, Lewis Hamilton deixou os boxes com a Mercedes preta calçada com pneus duros. Entretanto, o hexacampeão ficou longe de fazer um tempo competitivo, virando quase 1s atrás do líder.
O primeiro piloto a enfrentar problemas foi Nicholas Latifi. O canadense alegou problemas no sistema de câmbio da sua Williams e teve de encostar na área gramada ao lado da pista na curva 5, o que levou a direção de prova a acionar o primeiramente o safety-car virtual para depois interromper o treino.
Quando a sessão voltou ao ritmo normal, Sergio Pérez colocou a Racing Point em segundo com 1min06s188, tempo registrado com pneus duros. Até que, com os macios, Leclerc colocou a Ferrari em segundo, 0s078 atrás da marca registrada por Verstappen. Foi quando o TL1 chegou ao fim da sua primeira metade.
A Mercedes mandou Hamilton e Bottas de volta para a pista, mas com pneus médios. E aí a realidade foi restabelecida no Red Bull Ring. O britânico cravou 1min05s208 e subiu para a ponta do TL1, enquanto Bottas completou a dobradinha, 0s173 atrás. O 1-2 caiu por alguns segundos depois que Lance Stroll foi somente 0s003 mais lento que Hamilton, e com pneus macios. Mas o canadense teve o tempo deletado depois de exceder os limites de pista na curva 10.
Sem problemas, Pérez colocou a Racing Point na liderança com 1min04s867, também com pneus macios, sendo 0s253 mais rápido que Hamilton. Segundos depois, Bottas superou o companheiro de equipe para colocar a Mercedes #77 em segundo, seguido pelo britânico e por Stroll, agora com uma volta rápida, em quarto.
Enquanto a dupla da Mercedes ainda seguia na pista com pneus médios, a McLaren mandou Sainz e Norris com os compostos macios, assim como a Ferrari com Leclerc e Vettel. Mas quem surpreendeu foi Pierre Gasly, que colocou a AlphaTauri momentaneamente em sexto e com pneus médios antes de ter sido superado por Sainz e Albon.
Nos minutos finais, Verstappen tentou superar o tempo de Pérez com os compostos macios, mas ficou 0s096 atrás.
Gasly conseguiu novamente colocar a AlphaTauri na lista dos dez primeiros, enquanto a Ferrari chegou a mandar seus pilotos para a pista, mas somente para uma volta de instalação com pneus macios. No fim das contas, nada mudou entre os primeiros colocados em razão dos trabalhos feitos em simulações de corrida, e Pérez abriu os trabalhos na Áustria como P1 do treino livre da manhã no Red Bull Ring.
Fórmula 1 2020, GP da Estíria, Red Bull Ring, treino livre 1:
1 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:04.867 | 32 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:04.963 | +0.096 | 31 |
3 | V BOTTAS | Mercedes | 1:05.089 | +0.222 | 31 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:05.120 | +0.253 | 29 |
5 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:05.396 | +0.529 | 36 |
6 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:05.483 | +0.616 | 28 |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:05.602 | +0.735 | 40 |
8 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:05.698 | +0.831 | 27 |
9 | D RICCIARDO | Renault | 1:05.769 | +0.902 | 31 |
10 | S VETTEL | Ferrari | 1:05.770 | +0.903 | 25 |
11 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:05.815 | +0.948 | 28 |
12 | C LECLERC | Ferrari | 1:05.837 | +0.970 | 28 |
13 | E OCON | Renault | 1:05.874 | +1.007 | 35 |
14 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:05.908 | +1.041 | 25 |
15 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:06.441 | +1.574 | 23 |
16 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:06.446 | +1.579 | 31 |
17 | J AITKEN | Williams Mercedes | 1:06.768 | +1.901 | 35 |
18 | R KUBICA | Alfa Romeo Ferrari | 1:06.797 | +1.930 | 31 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:09.598 | +4.731 | 6 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 3 | ||
Tempo 107% | 1:09.408 | +4.541 | |||
REC | V BOTTAS | Mercedes | 1:02.939 | 04/07/2020 | |
MV | K RÄIKKÖNEN | Ferrari | 1:06.957 | 01/07/2018 |