Comitê de Ética da FIA rejeita reclamação de Ward e atesta legalidade de cartas de apoio a Todt

Em reunião realizada na semana passada, em Paris, o Comitê de Ética da FIA votou contra uma das principais reclamações de David Ward, candidato de oposição a Jean Todt

David Ward perdeu uma das batalhas que antecedem as eleições presidenciais da FIA, marcadas para dezembro. O Comitê de Ética da entidade rejeitou uma das principais reclamações do britânico contra o atual mandatário, Jean Todt, referente às cartas de apoio recebidas pelo presidente em viagens oficiais.

Candidato de oposição, Ward acusa Todt de, desde o início da campanha, usar viagens oficiais para se reunir com seguidores visando assegurar a reeleição. Nessas viagens, o francês conseguiu o apoio de várias federações nacionais, limitando as opções de escolha de seus rivais com relação aos vice-presidentes da chapa – é preciso nomear um dirigente de cada região do globo.

Comitê de Ética da FIA votou contra Ward (Foto: Divulgação)

De acordo com matéria publicada pelo jornalista inglês Joe Saward, o comitê não viu nada que estivesse fora das leis eleitorais da Federação Internacional de Automobilismo.

“Nada do que o comitê viu ou ouviu nos dá indicações de que alguma regra ética da FIA foi quebrada por Todt ou pelas partes envolvidas”, explicou o comitê.

Ward não ficou satisfeito com o parecer. “Não concordo que eu falhei ao juntar evidências que sustentam minha reclamação”, assegurou, esclarecendo que tinha testemunhas que garantiam a acusação.

Além disso, o fato de que as testemunhas pediram “total confidencialidade também mostra a dificuldade que alguns clubes têm para expressar suas opiniões abertamente”.

“O comitê falhou ao entender que a conexão entre os acordos de apoio firmados, bloqueando uma região, e a enorme dificuldade que isso gera para qualquer candidato que tenta obter vice-presidentes para sua lista”, comentou Ward.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.