Como equipes da F1 convenceram FIA a esticar prazo para mudança nas asas em 2025

A polêmica das asas flexíveis pautou boa parte da temporada 2024, com Ferrari e Red Bull questionando o que fez a McLaren. James Vowles, chefe da Williams, confirmou a mudança para a nona etapa da F1 2025, que será na Espanha e deu detalhes do porquê das mudanças

A equipes de Fórmula 1 foram capazes de convencer a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a adiar a repressão às asas flexíveis de Ímola para Barcelona. O argumento: as dificuldades e as demandas do GP de Mônaco. Quem revelou a decisão foi o chefão da Williams, James Vowles, durante o shakedown do FW47 em Silverstone.

Agora, a nova diretriz técnica entra em vigor após durante o fim de semana do GP da Espanha, em 1º de junho, mas o britânico revelou que a entidade queria lançar a mudança duas corridas antes, em 18 de maio, quando acontecerá o GP da Emília-Romanha.

“Originalmente, seria na sétima etapa, mas destacamos que tinha Mônaco no meio, uma prova realmente difícil para as equipes efetivamente terem o estoque certo de asas dianteiras, então foi adiado para a corrida seguinte. Nossa asa já estava sendo produzida quando as regras mudaram”, disse James.

A saga das asas flexíveis pautou boa parte da temporada 2024 como uma batalha de desenvolvimento fundamental entre as principais equipes, com Ferrari e Red Bull questionando a legalidade do uso pela McLaren. A FIA não considerou ninguém culpado por violar o regulamento e deu a entender que nenhuma mudança seria feita nas regras.

James Vowles confirmou a mudança nas asas flexíveis para a nona etapa da F1 em 2025 (Foto: Williams)

As principais equipes seguiram trabalhando, mas uma nova diretriz técnica imposta pela federação no fim de janeiro agora muda tudo. A flexibilidade será reduzida de 15 para 10mm de curso em testes de suporte de carga.

A novidade, entretanto, tem potencial para causar dor de cabeça em alguns times, cujo desenvolvimento é mais avançado. Vowles disse que, para a Williams, os problemas tem um efeito menor em comparação com as ponteiras do grid, mas que vai forçar mais adiante o limite de evolução das asas flexíveis.

“Em termos de explorar essa área, acho que todas as equipes estão fazendo o que podem, mas haverá aquelas que estarão mais avançadas nessa área do que outras, não acho que será o nosso caso. No entanto, a mudança de regra a partir da nona etapa não me incomoda, provavelmente terá um efeito mais profundo em outros”, analisou.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14 a 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.