Como pressão de Ferrari por mudança em testes agora afeta adaptação de Hamilton

Ano passado, a Ferrari reclamou do teste de Max Verstappen com o RB18, usado para entender melhor a pilotagem do RB20. A FIA, então, limitou as sessões privadas com carros anteriores, o que significa que Lewis Hamilton tem poucos testes à disposição até o início da temporada 2025

A velha máxima ‘o tiro saiu pela culatra’ pode ser facilmente aplicada à atual situação da Ferrari na Fórmula 1, e isso porque a equipe italiana foi uma das mais vocais contra a ‘esperteza’ da Red Bull ao usar os testes com carros anteriores no ano passado em busca de desenvolvimento para o RB20. Como a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu limitar — e muito — as sessões com pilotos titulares, a esquadra de Maranello agora se vê tendo de pensar em estratégias para oferecer a Lewis Hamilton a melhor adaptação possível antes do início da temporada 2025.

Hamilton deu o pontapé inicial no trabalho com a Ferrari na última segunda-feira (20), ao se apresentar aos funcionários da fábrica, em Maranello, tirar fotos oficiais e participar de algumas reuniões. Dois dias depois, foi à pista pela primeira vez ao volante da SF-23 em Fiorano, totalizando cerca de 90 km em 30 voltas completadas.

Foi o primeiro de quatro dias reservados para o heptacampeão, que agora segue para completar a fase de aclimatação em Barcelona, Espanha. Acontece que Hamilton poderia rodar muito mais que os 1.000 km agora estabelecidos pelo regulamento esportivo se a própria Ferrari não tivesse feito barulho em torno do teste feito por Max Verstappen com o RB18 no ano passado.

Na ocasião, antes do GP da Espanha, os taurinos colocaram o #1 em Ímola para tentar entender os problemas de direção com o RB20. Frédéric Vasseur, então, protestou, alegando que se tratava “de desenvolvimento do que qualquer outra coisa”.

F1 2025, FERRARI, FIORANO, PRIMEIRO TESTE, LEWIS HAMILTON
Lewis Hamilton conduziu a SF-23 no primeiro testes com a Ferrari nesta quarta-feira em Fiorano (Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI/Ferrari)

A FIA, então, limitou a permissão para testes com carros de dois anos antes (TPC, da sigla em inglês) em até 1.000 km durante quatro dias para pilotos titulares. Já os novatos dispõem de até 20 dias, sem limite de quilometragem.

Para contornar a nova regra sem infringi-la, a Ferrari agendou um teste com os pneus Pirelli para a temporada 2026 em Barcelona, previstos para os dias 4 e 5 de fevereiro. A McLaren também estará presente nas mesmas sessões, de acordo com o portal GPBlog.

Depois dos testes privados, o compromisso seguinte de Hamilton ao volante de um carro da Ferrari será no dia 19 de fevereiro, já com o modelo da temporada 2025 da F1. O shakedown programado para Fiorano acontece um dia depois do evento coletivo de lançamento das pinturas dos carros.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.