Confira declarações dos pilotos após definição do grid de largada para GP da Rússia, 16ª etapa do Mundial de F1

Lewis Hamilton sobrou e conquistou mais uma pole na temporada 2014 da F1. O inglês foi 0s2 mais veloz que o companheiro de equipe Nico Rosberg e mais de 0s4 melhor que Valtteri Bottas, que parte na terceira colocação. Com problemas na bomba de combustível, Felipe Massa é apenas o 18º

Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP da Rússia com extrema facilidade. Neste sábado (11), o inglês foi superior durante toda a sessão e não deu chances à concorrência. Companheiro de equipe, Nico Rosberg completa a primeira fila da etapa deste domingo.
 
Valtteri Bottas chegou perto de incomodar a dupla da Mercedes. O finlandês fazia ótima volta, mas acabou perdendo o giro com uma escapada na última curva. Mesmo assim, já tinha um bom tempo e vai partir da terceira colocação. Quem larga ao lado do piloto da Williams é o britânico Jenson Button. O campeão mundial de 2009 confirmou a boa forma da McLaren na Rússia e ficou 0s6 atrás de Hamilton.
 
Daniil Kvyat foi a grande surpresa da sessão. O dono da casa garantiu a quinta posição no grid de largada em Sochi. Ao seu lado parte Daniel Ricciardo, mais uma vez, mais rápido que Sebastian Vettel, que sai da décima colocação.
Daniil Kvyat fez ótima classificação para o GP da Rússia (Foto: Getty Images)
A dupla da Ferrari ocupa a quarta fila. Fernando Alonso é o sétimo, enquanto Kimi Räikkönen sai da oitava colocação, separados por apenas 0s062. Jean-Éric Vergne colocou sua Toro Rosso na nona posição do grid russo.
 
Confira as declarações dos pilotos:
FERRARI
 
Fernando Alonso, sétimo: "A qualificação foi mais difícil do que o habitual, ou pelo menos mais complicado em comparação com os dois últimos fins de semana de corrida, quando fui capaz de lutar com os pilotos da frente. Até agora, não temos sido competitivos. Estamos perdendo tempo em todos os setores. A verdade é que os carros à nossa frente eram mais rápidos. Aqui, o grip parece melhorar a cada volta e, em cima disso, reduzindo a velocidade pit lane para 60 km/h, a estratégia deve ser de uma parada. Mesmo que o safety-car possa misturar um pouco as coisas, acho que amanhã, a largada e a primeira curva podem definir o resultado da corrida. É por isso que temos de nos preparar para enfrentar o início da melhor forma possível."
 
Kimi Raikkonen, oitavo: "Depois de uma sexta-feira difícil, as coisas correram melhor hoje. O carro melhorou muito graças a uma série de mudanças que funcionou e tivemos um bom ritmo. Claro, não podemos afirmar que terminamos onde gostaríamos, mas em comparação com o início do fim de semana, demos um passo à frente e isso me deixa confiante para a corrida. Hoje não foi fácil colocar uma volta rápida, porque eu ainda tenho algumas dificuldades com a parte , mas amanhã vamos tentar o nosso melhor para estar no jogo e ganhar algumas posições."
Fernando Alonso larga em sétimo no GP da Rússia (Foto: Getty Images)
TORO ROSSO
 
Jean-Éric Vergne, nono: “Eu estava muito lento hoje e não sei os motivos para isto. Perdi tempo em todos os pontos da pista e realmente estou preocupado, imaginando o que pode ser que fez com que eu não tirasse tudo do carro. Vamos olhar todas as informações que temos e estaremos rápidos amanhã”.
 
RED BULL

Daniel Ricciardo, sexto:

“Não é fácil tirar uma boa sequência de voltas aqui. Faltou aderência para a gente. De qualquer forma, é uma pista divertida e promete uma prova desafiadora. Estivemos melhor do que estávamos ontem, mas eu confesso que esperava uma posição de largada um pouco melhor”.
 
Sebastian Vettel, décimo: "Eu não estava confortável no carro hoje. Foi muito difícil, acho que dei um passo para trás hoje de manhã. O carro estava arisco, então eu não podia ser rápido nas curvas, perdi muitas vezes a traseira e, portanto, não fui rápido o suficiente."
 
MCLAREN
 
Kevin Magnussen, 11º: “Não foi um bom dia. Não tiramos muito do TL3, como o Jenson disse, erramos com o ajuste. Mesmo assim as coisas funcionaram bem no Q1 e no Q2. No Q3, contudo, o carro estava diferente. Como resultado, não consegui me aproximar do tempo do Q2, então precisamos ver o que aconteceu. No geral, o ritmo foi melhor que o normal, então claro que a punição é uma pena. De qualquer forma, estaremos aptos a progredir. Não vai ser fácil, por começar tão atrás, mas pelo menos ultrapassar é possível aqui. No mais, há uma boa zona de DRS e uma reta bem longa antes da Curva 2. Nosso ritmo de corrida não tem sido ruim, então estou positivo de que poderemos ganhar posições."
Kevin Magnussen vai largar em 11º no GP da Rússia (Foto: AP/Ivan Sekretarev)
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, 12º: "É decepcionante perder um lugar no Q3 por conta de uma diferença tão pequena. Minha primeira volta no Q2 foi muito boa, mas na minha segunda tentativa cometi alguns erros, que me custaram alguns décimos e um lugar no top-10. Acredito que iremos largar onde esperávamos, baseados em nosso ritmo de corrida, então iremos para a prova e conquistaremos a melhor colocação possível. Em termos de estratégia, não esperamos grandes surpresas. Acredito que será bastante interessante, pois ultrapassagens não serão fáceis, então a largada e primeiros giros podem determinar o resultado final. O traçado é bastante complicado e a temperatura dos pneus será fundamental".
 
Nico Hülkenberg, 17º: "A volta aqui é bastante desafiadora,e não é tão fácil fazer uma boa volta. Acredito que tiramos o máximo do carro, pois conseguir administrar os pneus foi bastante complicado. Se você forçar muito no início, irá pagar o preço no final, então o segredo é encontrar o equilíbrio certo. Tomar a punição nos custará um pouco, pois não acredito que esse seja um circuito que dê para realizar muitas ultrapassagens, só é realmente possível nas duas principais retas. Espero que consigamos fazer uma boa corrida e conquistar alguns pontos, mas não há muito o que fazer com a estratégia, pois a degradação dos pneus é muito baixa".
 
SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, 13º: "Foi uma competição interessante hoje. Perdemos um pouco de tempo durante a manhã, pois tivemos um problema mecânico. Ainda estava me adaptando ao ajuste no terceiro treino livre, e durante as voltas de classificação eu fui capaz de melhorar entre as voltas. Foi muito importante colocar um bom tempo no final da classificação. Acredito que será uma boa briga entre Adrian e eu, estamos realmente no limite, o que pode trazer alguma animação."
 
Adrian Sutil, 14º: "Foi um classificatório normal, mas foi difícil encontrar a temperatura certa dos pneus. Infelizmente, eu não pude extrair o máximo do carro, pois cometi erros no final da minha volta rápida. Sem esse incidente eu provavelmente terminaria uma posição melhor, o que não faria uma grande diferença. Dentro das atuais circunstâncias, não há muito que esperar. Na corrida faremos o nosso melhor com todas as chances que tivermos."
 
LOTUS
 
Romain Grosjean, 15º: "Hoje foi difícil encontrar aderência, o que tornou o carro bem difícil de guiar. A classificação foi complicada por causa disso. Foi uma pena, já que a pista é divertida, você só precisa daquela dose extra de aderência para poder forçar ao limite. O traçado não é um desafio, como pensamos antes. A pista é bem tranquila, então temos de trabalhar para alcançar a temperatura necessária, e isso só acontece depois de algumas voltas."
 
Pastor Maldonado, 20º: "Tivemos muitos problemas hoje, então acabamos com pouco tempo de pista. Perdi a sessão da manhã por causa de uma preocupação com o armazenamento de energia, o que significou que perderíamos a oportunidade de ver como a pista mudaria e que melhoria precisávamos fazer. Na pista, o carro esteve OK, quando ficamos sem problemas. Mas claramente o ritmo não estava lá. Não conseguimos forçar, porque haviam problemas com a entrega de energia. Amanhã, começaremos do final do grid, então muito a fazer."
Romain Grosjean durante a classificação deste sábado em Sochi (Foto: Getty Images)
CATERHAM
 
Marcus Ericsson, 16º: "Que grande classificação! Fiz uma volta muito boa, e o carro se comportou muito bem. Podemos ficar muito satisfeitos com a classificação na 17ª posição [transformada em 16ª pela punição de Nico Hülkenberg] aqui na Rússia. É um pouco frustrante chegar tão perto do Q2, mas no geral, podemos ficar felizes com o que atingimos. O TL3 também foi bom, construímos uma estrutura com o que aprendemos ontem e progredimos. Cheguei na classificação confiante e sabendo o que devia fazer, e tudo aconteceu. Agora, precisamos olhar para amanhã. Estou confiante para mais uma corrida boa.  Claro, Jules está muito presente em nossas cabeças, e pensamentos e orações estão sempre com ele. Não é um final de semana fácil, em termos de emoções, nós estaremos todos correndo por ele amanhã."
 
Kamui Kobayashi, 19º: "Não tem sido o mais fácil dos fins de semana aqui na Rússia, já que eu não completei muitas voltas até agora e ainda estou aprendendo a pista cada vez que saio dos boxes. Com isso dito, creio que melhorei muito em pouco tempo aqui em Sochi e, ainda que minha volta de classificação não tenha sido perfeita, fomos capazes de classificar à frente da Lotus  e da Marussia. Estou certo de que estarei muito mais confiante na corrida amanhã, um dia em que nossos pensamentos e orações vão continuar com Jules."
 
MARUSSIA
 
Max Chilton, 21º: “Um final de semana complicado. Estou feliz com o time todo trabalhando ao meu lado, acho que isto ajuda muito para que todos fiquem focados. A performance não foi a ideal, não conquistamos a posição de largada que gostaríamos, mas existem razões para isto. De manhã nós tivemos problemas com o sistema de transmissão e perdemos boa parte do terceiro treino livre, incluindo os giros com pneus macios. Como era um circuito novo, qualquer problema assim causa grande desvantagem. Fiquei satisfeito com o balanço e, olhando para os treinos livres, fizemos um bom trabalho hoje. Dá para melhorar amanhã. Vamos trabalhar duro esta noite para alcançarmos as Caterham, mas a verdade é que não é a mesma coisa sem o meu companheiro de equipe”.

#GALERIA(5107,83169)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.