Confira declarações dos pilotos após segundo dia de testes coletivos na Hungria

Com George Russell à frente de Kimi Räikkönen, a F1 viu o final do segundo dia de testes coletivos de meio de temporada na pista de Hungaroring e entrou oficialmente em férias de verão

O segundo e último dia de testes coletivos de meio de temporada da F1 em Hungaroring, esta quarta-feira (1) terminou com o jovem George Russell colocando a Mercedes na liderança após 114 voltas e um melhor tempo de 1min15s575.

 
Russell, líder do campeonato da F2, foi mais rápido que titulares da categoria. Kimi Räikkönen, por exemplo. O campeão de 2007 colocou a Ferrari na segunda colocação apenas 0s074 e com 130 voltas no bolso.
 
Jake Dennis levou a Red Bull ao terceiro posto, enquanto Antonio Giovinazzi foi ao quarto posto com a Sauber. Nikita Mazepin, com somente 50 giros – o piloto com menos quilometragem -, pôs a Force India no quinto lugar. Robert Kubica ficou em sexto com a Williams.
 
O top-10 se encerrou com Lando Norris, Artem Markelov, Sean Gelael e Pierre Gasly, respectivamente com McLaren, Renault, Toro Rosso e Toro Rosso. O outro titular da esquadra italiana dos energéticos, Brendon Hartley, fechou a classificação.
 
A F1 volta apenas depois das férias, na Bélgica, em três finais de semana.
George Russell (Foto: Mercedes)
Confira as declarações:
 
 
Kimi Räikkönen, segundo: "No fim das contas, não é muito diferente de uma sexta-feira de treinos livres. É hora de tentar várias coisas diferentes, então a tabela de tempos não faz muita diferença".
 
Jake Dennis, terceiro: "Foi um ótimo dia. Fizemos 131 voltas, acho que o Daniel fez 125 ontem, então é muita quilometragem para a equipe estudar. Estava focado nos stints longos pela manhã e aí algum trabalho de pneus mais macios de tarde, o que gostei bastante. Tentar chegar no limite com o carro é sempre uma experiência muito boa. Mais tarde a gente voltou aos stints longos e reparei que o carro melhorou bastante. No geral, um dia muito bom e não posso agradecer o suficiente a equipe por me convidar de novo. 131 voltas para um novato, muito bom".
Lando Norris com a McLaren (Foto: McLaren)
Antonio Giovinazzi, quarto: "Estou bem feliz com a forma que o dia rolou. Foi bom voltar ao carro depois de ter feito o TL1 com a Sauber na semana passada e testado bastante com a Ferrari ontem. Foi um dia bem cheio no C37 e me senti bem confortável, aprendi bastante do carro e da pista. Fizemos um programa completo, cumprimos todo o objetivo e isso me satisfez. A equipe fez um trabalho fantástico para desenvolver esse carro. Com as informações que conseguimos hoje, espero continuarmos na direção certa. Espero voltar logo ao carro".
 
Robert Kubica, sexto: "Foi um bom dia. Tivemos uma programação mista com algumas informações para o ano que vem e também entendendo melhor o nosso carro desse ano. Usamos algumas coisas atuais do carro para ver o que pode continuar na segunda metade da temporada. Temos muitas informações e vamos analisá-las para que as férias sejam proveitosas".
 
Lando Norris, sétimo: "Ontem foi meio complicado porque foi a primeira vez que guiei um F1 no molhado e a diferença pra F2 foi bem grande. Esses carros pedem bastante tempo de adaptação, pegar o jeito da aerodinâmica e tudo. A equipe tentou me ajudar de várias formas e analisamos bastante os cenários. Não foi a melhor das performances quando fomos dar voltas rápidas, mas a gente conseguiu seguir bastante o plano. O carro desse ano é bem melhor que o do ano passado, principalmente por causa da potência, mas é difícil dizer. O que importa é que sabemos onde precisamos evoluir e estamos nesse caminho". 
Sean Gelael testa com a Toro Rosso (Foto: Toro Rosso)
Artem Markelov, oitavo: "Foi uma experiência muito boa guiar o carro da Renault pela primeira vez e quero agradecer ao time pela oportunidade. Começamos nos ajustes do equilíbrio do carro e aí chegamos na velocidade, incluindo giros com hipermacios de tarde. O downforce e os freios estavam diferentes do que estou acostumado, mas gostei muito, foi bem interessante ver isso pela primeira vez. A confiança veio com tempo, espero ser mais rápido das próximas vezes".
 
Sean Gelael, nono: "Foi um dia bem longo com 122 voltas completadas depois das 109 que dei ontem para a Pirelli. Fizemos testes interessantes, muitos focados em aerodinâmica e alguns em performance em condições de clima quente. Esperamos que essas informações dos últimos dois dias ajudem bastante a equipe".
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.