Confira declarações dos pilotos depois do GP do Áustria de F1, sétima etapa da temporada 2014

Mercedes voltaram à frente do pelotão com Nico Rosberg em primeiro em Lewis Hamilton em segundo, as Williams se consolidaram, ao menos na Áustria, como segunda força

A cobertura completa do GP da Áustria no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste sábado de F1 na Áustria

As Mercedes voltaram à frente do grid no GP da Áustria, mas não no esquema como vinham conquistando vitórias na temporada 2014 até então. Estratégia e suor foram necessários para bater as Williams e voltar aos dois lugares mais altos do pódio com Nico Rosberg e Lewis Hamilton, respectivamente, no primeiro e segundo posto.

 
Hamilton largou muito bem, saiu da nona posição para a quarta em apenas alguns metros. Rosberg passou Valtteri Bottas mas logo foi ultrapassado. As Mercedes passariam Felipe Massa após a primeira rodada de reabastecimentos, e Hamilton não demorou a se juntar a Rosberg na frente de Bottas.
Fernando Alonso seguiu, com exibição suave, no quinto posto. Sergio Pérez ficou em sexto, após largar em 16º, e foi seguido por Kevin Magnussen, em sua melhor colocação desde a primeira corrida da temporada.
As Mercedes voltaram ao topo do pódio (Foto: Getty Images)
Daniel Ricciardo terminou no oitavo posto, garantindo pontos para a Red Bull. Em nono lugar, Nico Hülkenberg manteve a escrita de pontuar em todas as etapas da temporada. Fechando a zona de pontuação, Kimi Räikkönen.
 
O atual tetracampeão mundial Sebastian Vettel abandonou após apenas algumas voltas dentro da prova em virtude de problemas eletrônicos que causaram uma distância de mais de um giro para o resto do pelotão.

Confira as declarações dos pilotos:

MCLAREN
 
Kevin Magnussen, sétimo: “Realmente acreditei que terminaríamos em sexto hoje, mas Checo tinha muito mais ritmo no final da corrida. Isso não foi bom, mas é positivo que estejamos fazendo progressos, só ainda precisamos continuar melhorando. Acredito que extraímos o máximo do pacote deste final de semana, pois é uma corrida difícil no meio do pelotão, mas chegaremos lá. É difícil ver para quem está de fora, mas acredite, estamos fazendo cada vez mais melhorias”.
 
Jenson Button, 11º: “Eu esperava que conseguiríamos conseguir algumas posições hoje, mas nunca é fácil de se fazer uma ultrapassagem aqui. Tentamos uma estratégia diferente, começando com pneus médios, mas não funcionou para nós. No começo, Nico Hulkenberg me empurrou para fora da curva um, e não havia necessidade disso, pois tinha espaço para nós dois. Com isso perdi algumas colocações. A partir daí, minha corrida era apenas seguir os outros carros, esperando com que eles parassem nos boxes, e tentando fazer minha estratégia funcionar, o que não aconteceu no final. Foi um longo trabalho para terminar apenas em 11º.”
RED BULL
Daniel Ricciardo, oitavo: “Hoje foi frustrante, nunca é bom perder posições na primeira volta. Mas apesar disso, acho que foi uma das nossas melhores largadas do ano, apesar que Kevin Magnussen se saiu melhor por dentro. Tentei por fora, o que foi a atitude errada, porque você acaba perdendo muito. Então eu estava frustrado comigo mesmo e preciso ver agora se teria como eu ter feito qualquer coisa melhor. A partir daquele ponto, então, tentamos ao máximo alcançar os outros, mas não tínhamos tanto ritmo. O ataque da última volta, em cima da Force India, colocou um pequeno sorriso em meu rosto, mas fora isso não foi uma boa prova para nós, e temos algum trabalho para fazer”.
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, nono: "Foi uma tarde complicada, mais difícil do que eu poderia imaginar. Estava com problemas de balanço e isto prejudicou o ritmo e também os pneus. Precisamos entender que Checo teve um ritmo melhor e ficou bem na frente por ter menos problemas e estar em outra estratégia. É bom continuar pontuando, tive algumas boas brigas também, como na última volta, diante do Ricciardo. Não pude evitar a ultrapassagem, ele estava com pneus bem melhores."
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, décimo: “Essa foi outra corrida bastante difícil para mim, apesar de termos ido em outra direção de ontem e melhoramos o nosso desempenho. Infelizmente, não foi como o esperado e mais uma vez me encontrei lutando para pilotar o carro. Na largada consegui ganhar uma posição, mas já na segunda volta tive um problema de superaquecimento dos freios e então precisei diminuir a velocidade. Comparado com o início da temporada, conseguimos fazer algum progresso, mesmo que ainda tenha muito a ser feito, e nossa velocidade ainda não nos permita a lutar por melhores colocações.”
LOTUS

Pastor Maldonado, 12º: "Para mim, no carro, foi até um bom fim de semana. Terminamos a corrida, o que é positivo, e tiramos o máximo do pacote de atualização que trouxemos aqui. Estamos perdendo muito tempo nas curvas de baixa velocidade, e precisamos melhorar nessa área como melhoramos nas curvas de alta. Infelizmente, tivemos problemas de freio muito cedo na corrida, então, não pude brigar com quem estava próximo a mim, ainda que tenha sido legal ficar no top-10 por parte da prova. Depois disso, poupei combustível e freios até o fim. Acho que Silverstone vai ser melhor para nossa equipe."
 
Romain Grosjean, 14º: "Hoje não foi exatamente fácil. Tivemos vários problemas durante a corrida para adicionar às nossas dificuldades para o desempenho. Paramos muito cedo para colocar os pneus macios, mas infelizmente eles logo começaram a deteriorar, o que tronou o resto da corrida um desafio. Olhando para o passado, o time sempre conseguiu uma ótima virada. Talvez precise um pouco mais, agora. Mas sei que vamos trabalhar duro e fazer todo o possível para voltar para onde queremos."
SAUBER

Adrian Sutil, 13º: "Da perspectiva da direção, foi uma boa corrida. Tive um bom começo e pude ganhar duas posições na primeira volta. No giro 15, depois da primeira parada, tudo foi de acordo com nosso plano. De repente, tive a instrução pelo rádio de parar o carro imediatamente. Mas a informação não era para mim, mas para o Esteban. Depois que me informara, continuei na prova, mas perdi bastante tempo."
 
Esteban Gutiérrez, 19º: "Não foi uma corrida satisfatória. Cometemos erros no primeiro pit-stop, com a roda traseira não estando presa, então, tive de parar no pit-lane e meus mecânicos precisaram me puxar de volta. No fim, recebi um stop-go de dez segundos. Fora esse incidente, estava tentando tirar o máximo do carro. Recebi várias bandeiras azuis, então, deixei outros carros passarem, o que resultou em voltas mais lentas. Tentamos sacrificar a classificação para conseguirmos um melhor ritmo de corrida, mas não pareceu compensar. Foi difícil manter os pneus vivos."

MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 15º: "Não foi uma corrida fácil tentando fazer a estratégia de uma parada, mas estamos felizes com o final. Comecei bem e mantive todos atrás de mim até que não fosse possíviel para mim manter o ritmo com os supermacios que Kobayashi estava usando, enquanto eu tinha os macios, então, ele passou. Tivemos de manter a fé na estratégia e andar o quanto possível com os macios, o que acabou sendo 40 voltas. Tudo funcionou bem porque quando colocamos os supermacios conseguimos passá-lo bem rápido e  abrir uma diferença. No fim da corrida, estava chegando no Grosjean, mas não deu tempo. Ainda assim, 15º é um bom resultado. Fico feliz que entregamos um bom desempenho hoje. Foi uma boa disputa, só não foi a disputa que esperávamos, que era com os carros da frente. Espero encontrar esses décimos extras para nossa corrida de casa, em Silverstone, daqui duas semanas."
 
Max Chilton, 17º: "Usamos uma boa estratégia hoje que me permitiu manter Ericsson distante e, na parte final da corrida, encostar em Kobayashi. Tive um ótimo segundo trecho, mas infelizmente tivemos de parar quando a diferença veio para apenas 2s. No geral, estou feliz com o 17º lugar após começar atrás no grid. Foi um final positivo para o fim de semana. Mas crescemos ao ponto de focar nos carros da frente, não nos que estão atrás, então precisamos nos recuperar para a próxima corrida. É em nossa casa, para o time e para mim, então, espero encontrar mais ritmo para voltar aonde queremos."
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, 16º: "Não larguei muito bem, mas depois consegui superar meu companheiro e o Bianchi, fiz um bom primeiro stint. Nossa briga era justamente com Bianchi e eu mudei de estratégia quando vi que ele pararia apenas uma vez. Infelizmente, ele me superou com os supermacios e eu não tive ritmo para acompanhar."
 
Marcus Ericsson, 18º: "Estou muito satisfeito com a nossa prova. Eu esperava diferenças muito maiores para os adversários, pelo que vimos na sexta. Infelizmente, após uma grande largada, tive problemas nos boxes, precisei mudar de estratégia. Minha briga era com Chilton, não o passei pela série de bandeiras azuis."
TORO ROSSO
 
Jean-Éric Vergne, 20º: "Tive dificuldades com os freios desde o princípio da corrida. A dificuldade em guiar o carro com a traseira travando tanto é considerável. Não é bom para a vida dos pneus e para o equilíbrio em geral, então foi complicado. Eu estava fazendo meu melhor até o final, mas acabei não conseguindo chegar até a quadriculada. Problemas acontecem, é uma pena que elas tenham acontecido, mas o novo pacote aerodinâmico está funcionando bem. Temos um bom carro para o próximo GP, em Silverstone. Ainda há muitas corridas na temporada, estou certo de que estamos na direção certa para o resto da temporada."
 
Daniil Kvyat, 22º: "Estou obviamente desapontado com a forma que o dia se desenrolou, especialmente porque tudo estava acontecendo do jeito certo e parecia um fim de semana promissor. Nosso ritmo era forte, as atualizações e o controle dos pneus funcionaram bem. A largada foi difícil, perdi algumas posições, mas ganhei de volta. Daí em diante, pude impor um bom ritmo e parecia que daria para arrumar um bom resultado. Pela volta 26, vi o pneu traseiro direito explodir e fui forçado a parar. Não estou certo do que aconteceu, mas demos um sólido passo adiante esse final de semana. É promissor para as próximas corridas; não posso esperar por Silverstone, onde vamos sonhar alto de novo."

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Áustria, oitava etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Saiu o pacote de viagem do GRANDE PRÊMIO para a corrida decisiva da temporada.
Clique e consulte as vantagens

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.