Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Abu Dhabi da F1 2024
Com a primeira fila do grid totalmente pintada de laranja para o GP de Abu Dhabi, a McLaren deu um passo importante no duelo final contra a Ferrari pelo título do Mundial de Construtores da temporada 2024 da Fórmula 1
Depois de liderar o primeiro dia de atividades da Fórmula 1, Lando Norris repetiu a dose e conquistou a pole-position do GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2024. Assim como no dia anterior, Oscar Piastri mostrou mais uma vez a força da McLaren e ficou com o segundo lugar, pintando a primeira fila totalmente de laranja.
Carlos Sainz, da Ferrari, fechou o top-3. Max Verstappen, por sua vez, beneficiou-se da punição de Nico Hülkenberg e herdou a quarta posição no grid de largada, enquanto que o alemão da Haas desceu para o sétimo lugar. Pierre Gasly seguiu com a boa sequência da Alpine e colocou a A524 na quinta colocação. George Russell foi a melhor Mercedes do dia e fechou em sexto.
Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Sergio Pérez completaram o top-10. Yuki Tsunoda e Liam Lawson, dupla da RB (Visa Cash App RB) que sonha com uma promoção ao time principal dos taurinos, encerraram a atividade em 11º e 12º, respectivamente.
Em seu último fim de semana com as Flechas de Prata, Lewis Hamilton teve um dia infeliz e ficou em 16º. Charles Leclerc, por fim, caiu logo no Q2, e ainda perdeu mais posições por causa de uma troca de bateria da SF-24. Franco Colapinto terminou em 20º.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: “Correndo unidos”: GPDA põe Verstappen e Russell juntos em foto oficial pré-Abu Dhabi
Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Abu Dhabi:
Lando Norris, primeiro: Norris festeja pole do GP de Abu Dhabi em “sábado mais difícil do que esperado”
Oscar Piastri, segundo: Piastri celebra 2º lugar em Abu Dhabi, mas prioriza Construtores: “Objetivo de todos”
Carlos Sainz, terceiro: Sainz mira vitória no adeus à Ferrari: “Pode ser última vez que brigo pelo pódio por um tempo”
Max Verstappen, quarto: Verstappen vê classificação difícil em Abu Dhabi e admite: “Ansioso para tirar férias”
Pierre Gasly, quinto: Gasly reconhece surpresa com classificação da Alpine em Abu Dhabi: “Não tinha confiança”
George Russell, sexto: Russell diz que Mercedes paga preço por “acertos extravagantes” em Abu Dhabi
Nico Hülkenberg, sétimo: Hülkenberg admite surpresa com 4º no grid e prevê “corrida dura” em Abu Dhabi
Fernando Alonso, oitavo: Alonso fala em ida “milagrosa” ao Q3 em Abu Dhabi, mas descarta “sonhar alto”
Valtteri Bottas, nono: Bottas celebra “uma das melhores voltas da vida” em classificação do GP de Abu Dhabi
Sergio Pérez, décimo: Pérez lamenta confusão por volta deletada em Abu Dhabi: “Usei um jogo a mais de pneus”
Yuki Tsunoda, 11º: “Foi uma classificação um pouco difícil para nós. Sabíamos que não seria fácil passar para o Q3, mas, como piloto, você sempre quer ir além das expectativas. Minha volta foi boa, mesmo que sempre haja espaço para melhorar. Mas, infelizmente, não foi suficiente hoje. Nossos principais adversários [Alpine e Haas] parecem muito fortes, mas tudo pode acontecer e não vamos desistir. Faremos o possível para recuperar posições durante a corrida.”
Liam Lawson, 12º: “Provavelmente foi uma das classificações mais apertadas que já vi. Cada centésimo fez a diferença. Extraímos tudo o que podíamos do carro hoje. Quando você tem dois carros juntos dessa forma, geralmente significa que você extraiu o máximo dele. Uma volta perfeita talvez nos levasse ao Q3, mas não tínhamos a velocidade necessária como Alpine e a Haas, o que é frustrante. Mas vamos tentar fazer algo funcionar amanhã.”
Lance Stroll, 13º: “Com base no nosso ritmo até agora neste fim de semana, escolhemos correr com três conjuntos de pneus macios novos no Q1. Olhando para trás, poderíamos ter passado com dois conjuntos porque o desempenho do carro pareceu melhorar nas temperaturas mais frias. Isso significava que não tínhamos os pneus que precisávamos no Q2, então eu estava em um conjunto usado. Nós tendemos a ser mais competitivos no sábado do que no domingo, mas veremos o que a última corrida do ano trará amanhã.”
Kevin Magnussen, 14º: “Dói um pouco ter minha última classificação bagunçada com a perda de desempenho devido aos danos no assoalho, mas eu só tenho de ir lá e fazer as coisas direito amanhã. Precisamos ter uma boa corrida e recuperar posições. O carro claramente tem ritmo, pois depois da primeira volta no Q1 eu estava em terceiro, e pensei que seria uma ótima sessão. Todos são rápidos, não vai ser fácil, mas espero poder recuperar algum terreno amanhã.”
Guanyu Zhou, 15º: “A classificação de hoje foi decepcionante, pois acho que tínhamos chance de chegar ao Q2 com bastante conforto. Infelizmente, acabei na frente do pelotão ao sair da garagem, o que significa que não pude me beneficiar de nenhum vácuo. Isso nos custou algum tempo que precisaríamos para o Q2, pois não ganhei tanto em comparação com minha volta anterior em todas as retas no setor 2. Acho que mostramos um bom ritmo aqui e, embora seja frustrante começar em 15º, tenho certeza de que posso recuperar algumas posições e lutar por pontos mais uma vez.”
Lewis Hamilton, 16º: Hamilton culpa azar com tráfego em eliminação no Q1 de Abu Dhabi: “Carro estava ótimo”
Jack Doohan, 17º: Doohan lamenta problema com temperatura dos pneus em Abu Dhabi: “Decepcionado”
Alexander Albon, 18º: “Não otimizamos muito bem a volta na classificação. Era possível fazer mais, então é um pouco frustrante. Todos estão muito próximos, com 0s1 tendo o potencial de nos fazer subir quatro ou cinco posições. Obviamente, focamos mais no ritmo de corrida do que no de classificação devido à punição no grid de largada, então veremos se isso compensa amanhã. Como equipe, mostramos muita resiliência este ano, especialmente nos últimos meses, e tem sido um grande esforço da fábrica e da equipe de pista para colocar o carro em uma posição decente, mas ficamos aquém nas atualizações ao longo do ano, então acabamos ficando um pouco para trás na batalha do meio do pelotão. Estamos colocando nosso foco no futuro e fecharemos a corrida amanhã da melhor maneira possível.”
Charles Leclerc, 19º: Leclerc assume culpa por queda no Q2, mas mantém fé em título: “Acredito até o fim”
Franco Colapinto, 20º: Colapinto culpa danos no assoalho por queda no Q1 em Abu Dhabi: “Tentar recuperar”
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.