Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Abu Dhabi da F1 2024
Lando Norris e Oscar Piastri colocaram a McLaren à frente da Ferrari, concorrente na briga pelo título do Mundial de Construtores, no primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no circuito de Yas Marina
Depois de terminar atrás de Charles Leclerc no treino livre 1 do GP de Abu Dhabi, Lando Norris deu a volta por cima e foi o mais rápido da segunda atividade do dia. Comprovando a força da McLaren no circuito de Yas Marina, Oscar Piastri completou o 1-2 do time de Woking, enquanto Nico Hülkenberg, da Haas, surpreendeu e fechou o top-3.
Ainda sonhando com a possibilidade de conquistar o Mundial de Construtores com a Ferrari, Carlos Sainz foi o próximo da fila, em quarto. Futuro piloto do time de Maranello, Lewis Hamilton colocou a Mercedes na quinta posição, enquanto Leclerc, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Yuki Tsunoda completaram a lista dos dez mais rápidos.
Em mais uma performance apagada e cada vez mais ameaçado para 2025, Sergio Pérez foi apenas o 14º na tabela. No entanto, companheiro do mexicano na Red Bull e agora tetracampeão, Max Verstappen não foi muito melhor e terminou o dia na 17ª posição.
Por fim, Lance Stroll, Jack Doohan — estreando pela Alpine neste fim de semana — e Franco Colapinto, respectivamente, foram os últimos colocados.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Ferrari × McLaren: o que cada uma precisa para ser campeã de Construtores da F1 2024
Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Abu Dhabi:
Lando Norris, primeiro: Norris aponta McLaren forte em Abu Dhabi, mas alerta para rivais: “Teremos luta dura”
Oscar Piastri, segundo: Piastri elogia ritmo da McLaren em Abu Dhabi, mas indica: “Rivais devem dar passo”
Nico Hülkenberg, terceiro: Hülkenberg prega cautela após 3º lugar no TL2 em Abu Dhabi: “Pilotos fora de posição”
Carlos Sainz, quarto: Sainz liga alerta na Ferrari e vê McLaren “0s2 ou 0s3” mais rápida em Abu Dhabi
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton avalia ritmo “positivo” e projeta Mercedes “na briga” por vitória em Abu Dhabi
Charles Leclerc, sexto: Leclerc espera “algo excepcional” da Ferrari para superar McLaren em Abu Dhabi
Valtteri Bottas, sétimo: Bottas diz que Sauber “iguala competição”, mas espera mais para pontuar em Abu Dhabi
Kevin Magnussen, oitavo: “O ritmo do carro estava bom, só falta trabalhar um pouco e espero que possamos encontrar um mais desempenho. Estão todos muito próximos, gostaríamos de encontrar um pouco mais para entrar no Q3, pois vai ser muito difícil. Entramos no top-10 com os dois carros, então espero que possamos chegar lá amanhã também. O TL1 começou imediatamente bem, fizemos algumas mudanças para o TL2, e logo de cara não pareceu tão bom, então revertemos e encontramos o ritmo novamente. Estamos dando tudo o que temos.”
Alexander Albon, nono: “Precisamos investigar mais o que aconteceu no TL2, mas tudo correu bem na minha curta simulação de corrida. É uma pena perder parte da sessão do fim de semana provavelmente mais importante, mas não estou triste, pois o carro parece mais competitivo do que no Catar. Temos algum trabalho a fazer esta noite e, considerando a punição de cinco posições no grid, o ritmo de corrida é crucial para entender. Então, não é o ideal, mas estamos levando na esportiva e faremos o possível para entender melhor o carro.”
Yuki Tsunoda, décimo: “Foi uma sexta-feira muito boa. Depois de perder o TL1 como planejado, o TL2 correu bem e eu estava me sentindo bem no carro. Tentamos algumas coisas e acho que começamos o fim de semana de uma maneira melhor, em comparação com o Catar na semana passada. Estamos todos muito próximos e cada milissegundo conta aqui. Parece não ser uma pista fácil para os pneus, e senti que o equilíbrio do carro mudou durante o stint, então vamos olhar os dados hoje à noite para tentar entender tudo. O mais importante é que tenhamos uma ideia clara do que olhar e fazer pelo resto do fim de semana.”
Liam Lawson, 11º: “O carro está parecendo decente, ainda temos outra sessão de treinos pela frente e então a classificação, mas estamos em um bom lugar. Comparado à semana passada, estamos em uma posição mais forte, e mais confiantes. Ao mesmo tempo, ainda não estamos exatamente onde queremos estar, especialmente com Haas e Niko [Hülkenberg] em terceiro no TL2. Obviamente, precisamos diminuir essa diferença, mas é um começo forte. Estou esperando pelo Q3 amanhã, mas, honestamente, o pelotão intermediário do grid está muito próximo, 0s1 acima e estamos em oitavo, e 0s1 atrás e estamos em 16º. Está tudo muito, muito perto, provavelmente vai ser uma luta neste fim de semana.”
Pierre Gasly, 12º: Gasly destaca piora da Alpine no TL2 em Abu Dhabi e alerta: “Precisamos de desempenho”
George Russell, 13º: Russell minimiza sexta-feira da Mercedes em Abu Dhabi e vê McLaren “em liga própria”
Sergio Pérez, 14º: Pérez diz que Red Bull “tem muito a fazer” em Abu Dhabi: “Nada está dando certo”
Guanyu Zhou, 15º: “Não foi o dia mais tranquilo, mas o ritmo do carro foi promissor. No entanto, sofremos alguns problemas com os freios que atrapalharam nossa progressão. Nossa prioridade agora, é claro, deve ser resolver esse problema. Estou confiante de que estaremos em uma posição mais forte daqui para frente e seremos capazes de maximizar este último fim de semana de corrida deste ano.”
Fernando Alonso, 16º: Alonso lamenta sexta-feira complicada em Abu Dhabi: “Vai ser difícil lutar por pontos”
Max Verstappen, 17º: Verstappen crê em melhora da Red Bull em Abu Dhabi, mas avisa: “Luta é por top-6”
Lance Stroll, 18º: “Tentamos algumas coisas diferentes no carro no TL2 enquanto procuramos encontrar a configuração certa para o resto do fim de semana. É muito cedo para tirar muitas conclusões da atividade de hoje, mas estudaremos os dados esta noite e faremos melhorias onde pudermos para nos dar a melhor chance na classificação de amanhã. Parece que o pelotão intermediário estará bem compactado, então espero que possamos otimizar o máximo possível.”
Jack Doohan, 19º: Doohan admite dificuldades em “território novo” com Alpine no TL2 de Abu Dhabi
Franco Colapinto, 20º: Colapinto culpa dano no assoalho por sexta-feira abaixo em Abu Dhabi: “Somos rápidos”
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.