A Red Bull não fez nenhuma grande apresentação ou cerimônia no pit-lane de Jerez de la Frontera neste domingo (1). A equipe austríaca apenas divulgou as fotos de seu novo carro, batizado de RB11, e tratou de logo colocá-lo na pista para o primeiro de quatro dias de testes da primeira bateria da pré-temporada 2015. E quem teve o privilégio de guiar o novo modelo foi Daniel Ricciardo.
Só que o time tetracampeão não exibiu ainda suas cores oficiais. Para os treinos coletivos, a esquadra chefiada por Christian Horner preferiu andar camuflada. O carro ganhou uma excêntrica pintura preta e branca, para talvez confundir os rivais. O que se pôde perceber apenas é que o projeto, assinado por Adrian Newey, tem linhas aerodinâmicas sofisticadas e o bico é baixo, mas mais curto do que as soluções encontradas pela maioria das adversárias.
Eis o novo RB11 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Confira as especificações técnicas do RB11:
Chassis: monocoque de estrutura composta e em fibra de carbono
Transmissão: caixa de câmbio de seis marchas, montado longitudinalmente com o sistema hidráulico ‘power shift’ e embreagem
Rodas: OZ
Pneus: Pirelli
Suspensão: peça em liga de alumínio, duplo triângulo da suspensão composto de carbono, com molas, barra estabilizadora e amortecedores Multimatic
Freios: Brembo
Combustível: Total
O RB11 foi apresentado e espanta pela mudança nas cores (Foto: Red Bull)
Motor: Renault V6 turbo
Capacidade: 1.6 L
Rotação: 15 mil rpm
Número de válvulas: 24
Ângulo: 90º
Peso: 145 kg
As imagens do RB11 da Red Bull
#GALERIA(5201)
O BICO-SETA
A Toro Rosso escolheu o pit-lane da pista de Jerez de la Frontera, que já quase virou um sinônimo de pré-temporada na F1, para exibir o seu STR10, o modelo com o qual pretende disputar o Mundial 2015. O novo carro de Faenza obedece ao esquema padrão de cores e vem em uma combinação agressiva de azul escuro e vermelho, evidenciado pela pintura do touro da Red Bull na cobertura do motor.
Pouco minutos antes de a equipe retirar o pano que escondia a criação na tarde deste sábado (31), Franz Tost, o chefe da esquadra que comemora em 2015 a décima temporada na F1, afirmou que "estava convencido de que o carro é o melhor construído até o momento pela Toro Rosso".
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
O QUINTO COMO META
A Toro Rosso sonha alto no início da temporada 2015 da F1. O time B da Red Bull na categoria apresentou o carro deste ano neste sábado (31), em Jerez, traçando uma meta mais do que ambiciosa: terminar o Mundial de Construtores na quinta colocação.
É muito se você pensar que o time nunca fez mais que 41 pontos em um campeonato e que a quinta colocada de 2014, a McLaren, anotou 181 tentos no último ano. Mas, na visão do projetista James Key, “não há nada de errado em ser ambicioso”.
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
61 => 62
O cancelamento da primeira corrida da Indy em Brasília a 38 dias de sua realização gerou um rebuliço para a organização da categoria a ponto de fazê-la agir por conta própria – isto é, sem a Bandeirantes, promotora da prova. Um dia depois do anúncio capital, representantes da cúpula da Indy visitaram o autódromo de Goiânia para averiguar a possibilidade de manter a operação em solo brasileiro, apurou o GRANDE PRÊMIO.
A comitiva continha dois diretores do campeonato com base em Indianápolis e esteve na tarde desta sexta-feira na pista da capital de Goiás, a única no Brasil que tem condições de receber uma etapa do porte da Indy. Recém-reformada, tornou-se centro das atenções e referência do sofredor automobilismo nacional. É lá, por exemplo, que a Stock Car passou a realizar sua Corrida do Milhão. Outro ponto favorável é a distância para Brasília, pouco mais de 200 km, o que minimizaria o problema com toda a logística da operação.
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.