Confira como fica grid de largada do GP dos EUA após punições de Haas e Aston Martin

Com Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso e Lance Stroll largando do pit-lane, os demais pilotos tiveram de realinhar as posições de largada para o GP dos Estados Unidos

O grid de largada do GP dos Estados Unidos, que acontece neste domingo (22), terá algumas mudanças após Haas e Aston Martin mexerem em seus respectivos carros, forçando Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso e Lance Stroll a largarem do pit-lane. Com os quatro nos boxes, os demais pilotos tiveram de realinhar as posições de largada.

O melhor colocado dos quatro era Kevin Magnussen, em 14º, posição que agora passa a ser de Daniel Ricciardo. Hülkenberg e Alonso vinham na sequência, em 16º e 17º, enquanto Stroll era o 19º. Sem os três, Alexander Albon sobe para 15º, com o piloto da casa, Logan Sargeant, fechando o novo grid em 16º.

Nos boxes, a ordem de partida será a seguinte: Magnussen, Hülkenberg, Alonso e Stroll, respeitando as posições conquistadas por eles na classificação de sexta-feira.

A Haas aproveitou este fim de semana para estrear um robusto pacote de atualizações na temporada 2023 da Fórmula 1. A recauchutada foi completa: mudança na geometria dos dutos de freio dianteiro, assoalho, sidepod (modificado para trabalhar em conjunto com o novo assoalho), tampa do motor (para melhorar a interação do fluxo de ar na lateral do carro e entre as rodas traseiras) e frisas de resfriamento na parte superior.

Kevin Magnussen durante a sprint: Haas mexeu nos carros para o GP dos Estados Unidos (Foto: Haas F1 Team)

Havia grande expectativa por parte dos pilotos. Depois da classificação, Magnussen chegou a dizer que “facilmente” passaria para o Q3 diante da evolução apresentada. Mas a corrida sprint o desanimou.

A Aston Martin por sua vez, também promoveu uma revisão na geometria das bordas do assoalho, além de revisar o difusor, a tampa do motor e introduzir uma nova beam wing, a asa menor logo abaixo da traseira. Tal mudança, aliás, foi para acompanhar a alteração no difusor e é parte do pacote de desenvolvimento para otimizar a carga gerada pelo assoalho.

Só que a equipe andou para trás. Na sexta-feira, Alonso teve seu pior desempenho em classificação no ano, conquistando um parco 17º no grid. Stroll, em péssima fase, ficou em 19º, à frente apenas de Sargeant.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Fórmula 1 2023, GP dos Estados Unidos, Austin, grid de largada:

1C LECLERC 
2L NORRIS 
3L HAMILTON 
4C SAINZ 
5G RUSSELL 
6M VERSTAPPEN 
7P GASLY 
8E OCON 
9S PÉREZ 
10O PIASTRI 
11Y TSUNODA 
12G ZHOU 
13V BOTTAS 
14D RICCIARDO 
15A ALBON 
16L SARGEANT 
 K MAGNUSSENpit-lane
 N HÜLKENBERGpit-lane
 F ALONSOpit-lane
 L STROLLpit-lane

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.