Confira pneus novos e usados disponíveis a cada piloto para GP do Catar de Fórmula 1

Cada piloto terá de realizar ao menos três paradas no GP do Catar, já que a FIA determinou um máximo de 18 voltas por stint de corrida. Confira a relação de compostos disponíveis para cada

Poucas vezes a tabela com os jogos de pneus da Pirelli disponíveis para cada piloto num fim de semana de corrida da Fórmula 1 foi tão importante como neste domingo (8), para o GP do Catar. Após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) impor um máximo de 18 voltas por stint realizado, automaticamente obrigando as equipes a realizarem, no mínimo, três paradas ao longo das 57 voltas, a escolha da borracha pode ser decisiva na briga pelo pódio e até mesmo pela vitória.

A entidade que regula o esporte determinou a medida por questões de segurança, principalmente após os dados coletados na sprint de sábado não terem sido suficientes para nova análise da fabricante italiana. No treino livre de sexta-feira, a Pirelli constatou um desgaste perigoso dos compostos de 20 voltas ou mais.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Não vai ter jeito: por questões de segurança, o GP do Catar terá, no mínimo, três paradas para cada piloto (Foto: F1)

A FIA chegou a mudar os limites de pista nas curvas 12 e 13 em 80 cm para evitar que os pilotos atacassem as zebras em formato de pirâmide, comprometendo ainda mais a borracha, mas os três safety-cars na corrida curta de ontem impediram um estudo mais detalhado do comportamento dos sets em ritmo de corrida.

Em suma, a situação é a seguinte: serão considerados também a vida útil dos pneus usados, e aquele piloto que rodar acima das 18 voltas estabelecidas será desclassificado por descumprir normas de segurança.

Ao todo, são dez jogos para cada entre macios, médios e duros. Entre os 20 pilotos, todos terão ao menos um set de pneus duros novos para a corrida catari; quanto aos compostos médios, apenas Nico Hülkenberg vai para a corrida sem nenhum set novo; já os macios, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Guanyu Zhou, Lance Stroll, Kevin Magnussen, Liam Lawson, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e Alexander Albon dispõem de pelo menos um conjunto novo.

Fórmula 1 volta à pista de Lusail neste domingo (8), com a largada do GP do Catar programada para as 14h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 13h40.

Relação de pneus novos/usados de cada piloto para GP do Catar:

A relação de pneus disponíveis para a corrida de domingo (Foto: reprodução/Pirelli)
A relação dos pneus disponíveis para cada piloto (Foto: reprodução/Pirelli)
Gráfico com a vida útil de cada pneu disponível aos pilotos para GP do Catar de F1 (Foto: reprodução/Pirelli)
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.