Consultor da Red Bull ‘agradece’ Lauda por ida de Hamilton para Mercedes: “Ele nos fez um favor”

Polêmico e afiado em suas declarações, Helmut Marko agradeceu a seu compatriota, Niki Lauda, por ter mediado as negociações entre Lewis Hamilton e a Mercedes. O consultor da Red Bull entende que a McLaren ficará mais fraca com a saída do britânico

Helmut Marko nunca foi de medir as palavras. Sempre polêmico, o consultor da Red Bull ficou em evidência no auge da crise de relacionamento entre seus pilotos, Sebastian Vettel e Mark Webber, em 2010, e também criticou Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi, ex-pilotos da Toro Rosso, dispensados no ano passado. Agora, o dirigente austríaco disse que ficou feliz com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes, a partir da próxima temporada.

Marko ficou feliz com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes em 2013 (Foto: Red Bull/Getty Images)

De maneira irônica, Marko ‘agradeceu’ Niki Lauda por ter mediado as negociações entre Lewis e a escuderia alemã. Após rejeitar a última proposta da McLaren para renovar seu contrato, Hamilton optou por um acordo milionário, avaliado em R$ 200 milhões, com o time de Brackley, por três anos.

Na visão do dirigente austríaco, a ida de Hamilton para a Mercedes deixará a McLaren mais fraca — os britânicos já anunciaram a ida do jovem Sergio Pérez para Woking em 2013 —, além de tirar, de uma vez só, dois adversários fortes do caminho da Red Bull. Em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, Marko disse que Lauda “fez um favor” à Red Bull.

“Ano que vem teremos dois adversários a menos”, referindo-se, também, a Michael Schumacher, que deixará definitivamente a F1 no fim desta temporada. Recentemente, Hamilton afirmou que não tem expectativas de ver a Mercedes lutando por vitórias e por títulos em 2013, como uma forma de tirar a responsabilidade de cima dos seus ombros, além de vislumbrar um projeto vencedor, mas em longo prazo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube