Consultor da Red Bull ‘agradece’ Lauda por ida de Hamilton para Mercedes: “Ele nos fez um favor”

Polêmico e afiado em suas declarações, Helmut Marko agradeceu a seu compatriota, Niki Lauda, por ter mediado as negociações entre Lewis Hamilton e a Mercedes. O consultor da Red Bull entende que a McLaren ficará mais fraca com a saída do britânico

Helmut Marko nunca foi de medir as palavras. Sempre polêmico, o consultor da Red Bull ficou em evidência no auge da crise de relacionamento entre seus pilotos, Sebastian Vettel e Mark Webber, em 2010, e também criticou Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi, ex-pilotos da Toro Rosso, dispensados no ano passado. Agora, o dirigente austríaco disse que ficou feliz com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes, a partir da próxima temporada.

Marko ficou feliz com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes em 2013 (Foto: Red Bull/Getty Images)

De maneira irônica, Marko ‘agradeceu’ Niki Lauda por ter mediado as negociações entre Lewis e a escuderia alemã. Após rejeitar a última proposta da McLaren para renovar seu contrato, Hamilton optou por um acordo milionário, avaliado em R$ 200 milhões, com o time de Brackley, por três anos.

Na visão do dirigente austríaco, a ida de Hamilton para a Mercedes deixará a McLaren mais fraca — os britânicos já anunciaram a ida do jovem Sergio Pérez para Woking em 2013 —, além de tirar, de uma vez só, dois adversários fortes do caminho da Red Bull. Em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, Marko disse que Lauda “fez um favor” à Red Bull.

“Ano que vem teremos dois adversários a menos”, referindo-se, também, a Michael Schumacher, que deixará definitivamente a F1 no fim desta temporada. Recentemente, Hamilton afirmou que não tem expectativas de ver a Mercedes lutando por vitórias e por títulos em 2013, como uma forma de tirar a responsabilidade de cima dos seus ombros, além de vislumbrar um projeto vencedor, mas em longo prazo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.