Red Bull aposta em queda na distância para Mercedes com fim do ‘modo festa’

O banimento do conjunto de ajustes que aumentam a potência dos motores durante o treino de classificação faz Helmut Marko sonhar com aproximação em relação a Mercedes

Os sábados de Fórmula 1 não têm pódio, que é o local em que as celebrações acontecem, mas são os dias em que o ‘modo festa’ é ativado. Sim, aquele conjunto de ajustes que aumentam a potência dos motores durante o treino de classificação. Ou melhor: é necessário mudar o verbo para o passado, já que a partir do GP da Itália do próximo final de semana, ele não poderá mais ser utilizado.

E se a Mercedes não está nada feliz com isso – afinal, ganhava muita força com o uso -, há quem, pelo contrário, celebre. É o caso da Red Bull, única equipe que consegue competir, ao menos em algumas ocasiões, com os líderes.

Helmut Marko, consultor do time austríaco, analisou de forma positiva – para a Red Bull – o fim do modo. E acredita que acontecerá uma aproximação dos carros que andam na frente do grid.

“Pode até ser o caso da Mercedes andar, de qualquer forma, com mais potência. Mas a superioridade gigante não vai mais estar lá. Não só na classificação, mas também nas voltas de entrada e saída dos boxes na corrida”, disse o dirigente ao ‘Motorsport’.

Max Verstappen e a Red Bull podem se aproximar da Mercedes? (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Valtteri Bottas sugeriu que acontecerão menos ultrapassagens, mas então isso significa que eles tem utilizado o máximo de aceleração em toda ultrapassagem até o momento. Acreditamos que o fim do ‘modo festa’ vai nos aproximar deles. E se tudo der certo, nosso ritmo de corrida já é bom, de qualquer forma”, completou.

Para Marko, a observação da queda na distância deve ser observada, principalmente, na fase final da classificação.

“Se você olhar o Q1 e o Q2, somos relativamente iguais. Só no Q3 que, do nada, vem a força deles. Isso significa que a diferença entre os modos é significante. Mas é difícil dizer exatamente o quanto”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.