Consultor da Red Bull vê “situação muito estranha” com Ricciardo e diz: “Não vamos ver shoey em 2019”

Helmut Marko falou abertamente sobre a saída de Daniel Ricciardo da Red Bull e justificou a necessidade de mudança como motivo para a transferência do australiano para a Renault. O consultor também disse que quer fazer de Max Verstappen o mais jovem campeão da F1

Helmut Marko, consultor da Red Bull, é conhecido no paddock por não ter papas na língua e falar abertamente sobre a F1 e suas nuances. Às vésperas da retomada da temporada 2018 com a disputa do GP da Bélgica, neste fim de semana, o dirigente austríaco não se furtou a comentar a saída inesperada de Daniel Ricciardo para a Renault e também sobre a chegada de seu substituto, Pierre Gasly, a partir de 2019.
 
Em entrevista à emissora austríaca Servus TV, parceira da Red Bull, Marko entende que Ricciardo, que tinha sua permanência na equipe de Milton Keynes quase assegurada, foi motivada pelo desejo de mudança. Ou, mais além, por não acreditar no projeto da Red Bull. O ex-piloto e consultor também não deixou por menos e aproveitou para alfinetar a futura ex-parceira Renault ao dizer que não vai entregar carro capaz de vencer corridas a Ricciardo no ano que vem.
 
“Não entendo. Foi uma situação muito estranha. As negociações foram difíceis, mas, na última quarta-feira antes do GP da Áustria, conversamos por duas horas e chegamos a um acordo. Durante o fim de semana, estávamos conversando e negociando novamente. Na Hungria, ele disse a Dietrich Mateschitz e a mim que estava tudo certo e que ele iria assinar após o teste [após o GP da Hungria]. Mas ele não o fez. Na quinta-feira, ele ligou e estava indo para a Renault”, recordou.
A clássica comemoração de Ricciardo não vai ser vista em 2019, afirma Marko (Foto: Red Bull Content Pool)

“Só posso supor que talvez ele não acredite no projeto da Honda ou que a Renault tenha lhe oferecido muito dinheiro”, acrescentou o austríaco.

 
O dirigente lembrou que a Renault tem certo déficit de performance com sua unidade de potência em relação às rivais Mercedes e Ferrari e aproveitou para dar sua alfinetada. “Desde 2014 a Renault não está à altura da Mercedes e Ferrari. Perdemos a fé nas garantias de estar na luta com eles no ano que vem. Estou convencido de que, no ano que vem, vamos estar firmemente à frente da Renault”.
 
“Tenho certeza de que não vamos ver nenhum ‘shoey’ em 2019, mas posso entender que, depois de dez anos com a Red Bull, ele precise de um novo desafio. É uma pena porque Daniel é um dos melhores em corrida, suas manobras de ultrapassagem são únicas. Na classificação ele está um pouco atrás de Verstappen, mas ele a compensa com a velocidade em corrida”, salientou Marko.
 
“Aparentemente, Daniel perdeu a confiança neste projeto ou precisava mudar”, complementou.
 
Ao falar sobre Gasly, confirmado na última segunda-feira como substituto de Daniel na Red Bull na próxima temporada, Marko disse que “ele vai ser um substituto completo de Ricciardo ao meio de 2019”. No fim das contas, o dirigente deixa claro qual é o maior objetivo para o futuro próximo na equipe taurina: “Fazer de Max Verstappen o campeão mundial mais jovem”.
 
Por fim, Marko falou do seu grande amigo Niki Lauda, que se recupera após ter feito um transplante de pulmão. O austríaco contou que sentiu muita falta do compatriota e tricampeão do mundo nas corridas em que esteve fora para cuidar da saúde. “Sua saúde é um assunto particular, mas os dois últimos GPs sem ele não foram a mesma coisa”, lastimou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.