Consultor elogia Pérez e foca em solução para “problemas de confiabilidade” da Red Bull

Helmut Marko afirmou que Sergio Pérez pilotou como Max Verstappen no GP da Austrália e demonstrou preocupação com atual estado do RB18

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Helmut Marko, consultor da Red Bull, opinou sobre o saldo da equipe após o GP da Austrália de Fórmula 1, vencido por Charles Leclerc. O austríaco comparou a boa atuação de Sergio Pérez – que conseguiu um lugar no pódio com o segundo lugar – na disputa em Melbourne com as performances do companheiro de time do mexicano, Max Verstappen.

“Checo fez uma corrida ótima e estava em pé de igualdade com Max (Verstappen). Ele de fato perdeu uma posição no começo, mas foi uma largada sensacional do Hamilton. (Volta mais rápida) era uma causa perdida porque Leclerc estava cerca de um segundo mais rápido”, revelou o ex-piloto de 78 anos.

O abandono do atual campeão mundial no Albert Park também foi pauta para Marko. De acordo com o consultor, a segunda falha no carro do holandês em três corridas é sintoma de problemas maiores na Red Bull.

Consultor da Red Bull falou após GP da Austrália (Foto: Red Bull)

“Existem duas ou três questões diferentes para nós. A primeira é sobre os problemas de confiabilidade. Não tivemos muito no ano passado”, afirmou o consultor, que comparou o desempenho dos taurinos com a principal rival até aqui na F1 2022.

“A distância para a Ferrari também foi alarmante em Melbourne. Eles controlaram o ritmo e sem degradar muito os pneus. Se Max tivesse atacado, Leclerc poderia ter reagido facilmente. Ficamos surpresos com a velocidade da Ferrari. Eles conseguem achar um melhor balanço do carro mais facilmente e é isso que precisamos achar também”, detalhou.

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“Estamos claramente com um carro mais pesado que o da Ferrari, nove ou 10 quilos. Se convertermos isso para tempos de volta, dá uns três décimos. Mas reduzir o peso é caro. É, primeiramente, uma questão financeira – porque temos o teto orçamentário -, e depois, também está relacionada com a confiabilidade, então fica difícil realocar. Estamos passando por tempos difíceis”, analisou Marko.

O austríaco da equipe energética, por fim, declarou que a Red Bull terá um RB18 melhor para a disputa do próximo GP da Fórmula 1, em Ímola, primeira etapa europeia do calendário de 2022. No entanto, isso não significa que a performance taurina será melhor do que a da escuderia italiana.

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“De fato, teremos uma evolução em Ímola. Se funcionar tão bem quanto as primeiras e se conseguirmos reduzir o peso, podemos montar um carro para disputar com a Ferrari. Mas eles também vão progredir, mal tocaram no carro deles desde os testes de pré-temporada. Mas, mais importante, temos que resolver nossos problemas de confiabilidade. Você pode ter um carro rápido, mas se ele não aguenta até o final, é inútil”, finalizou.

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