Consultor da Red Bull acha “difícil” Schumacher retornar à F1: “Já deu seu melhor”
De acordo com Helmut Marko, é muito difícil para qualquer piloto conseguir uma nova oportunidade na Fórmula 1 depois de ter saído já há alguns anos. Além disso, o consultor da Red Bull disse que as qualidades de Mick Schumacher são, na verdade, "desvantagens" para ele
Sem espaço na Fórmula 1 desde que foi descartado pela Haas, no fim de 2022, Mick Schumacher já deixou claro em algumas oportunidade que tem o desejo de retornar à categoria principal um dia. Falando sobre o alemão, Helmut Marko, consultor da Red Bull, elogiou a postura “educada e gentil” do jovem, mas foi sincero ao dizer que essas qualidades, na verdade, acabam prejudicando o filho de Michael Schumacher.
Nos dois anos que passou na classe rainha, o piloto de 25 anos conseguiu pontuar apenas em duas oportunidades, sendo que o sexto lugar no GP da Áustria de 2022 foi o melhor resultado da carreira, embora insuficiente para lhe garantir um novo contrato. Chefe do time norte-americano naquela época, Guenther Steiner abriu mão de Mick e trouxe Nico Hülkenberg para formar dupla ao lado de Kevin Magnussen, apostando na experiência.
Desta forma, Toto Wolff não hesitou e fechou acordo para que Schumacher se tornasse piloto reserva da Mercedes desde então, ao mesmo tempo em que também possui a oportunidade de realizar testes com a McLaren. Paralelamente aos trabalhos na F1, o alemão também integra o time da Alpine na disputa do Mundial de Endurance (WEC) e, por isso, também esperava ter a oportunidade de ocupar o espaço deixado por Esteban Ocon em 2025. Entretanto, sem ser alvo de nenhuma equipe, o piloto deve ficar a ver navios mais uma vez no próximo ano.
Marko, por sua vez, falou sobre a situação. “Mick é uma das pessoas mais educadas e gentis de todo o paddock, o que é uma grande desvantagem para ele. E também tem a desvantagem de ter um sobrenome importante”, disse o austríaco de 81 anos ao portal F1-Insider.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Alonso apresenta sinais de cansaço com Aston Martin. E fim da linha já parece próximo
“A nível esportivo, penso que ele já deu o seu melhor. Ele venceu a Fórmula 3 e a Fórmula 2, e isso o tornou interessante para a F1. No entanto, na Haas ele não foi tratado de forma justa pelo astro da Netflix, Guenther Steiner. E isso é um fato”, criticou o consultor da Red Bull, que acredita ser difícil para qualquer piloto retornar ao grid depois de ter saído já há algum tempo.
“Mas depois que você sai do círculo [da F1], fica difícil. Mesmo que nos bastidores todos falem muito bem sobre ele — por exemplo, Toto Wolff o elogia muito. Ele merece um lugar na Alpine ou na Audi“, finalizou Marko.
Após as férias, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.