Consultor da Red Bull admite queda de nível no Canadá: “Distância se tornou menor”

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, admitiu que a distância entre Max Verstappen e o resto do pelotão foi menor no Canadá — e culpou a temperatura dos pneus

A Red Bull apresentou mais um desempenho absolutamente superior às demais equipes da Fórmula 1 no GP do Canadá, realizado no último fim de semana, com mais uma vitória de ponta a ponta de Max Verstappen — que não foi ameaçado em nenhum momento ao longo das 70 voltas. Ainda assim, a vantagem de ‘apenas’ 9s5 para o segundo colocado Fernando Alonso ficou abaixo do que tem sido visto na temporada, completamente protagonizada pelos taurinos.

Segundo o consultor-esportivo Helmut Marko, a Red Bull realmente esteve um degrau abaixo de seu desempenho habitual, o que permitiu que outras equipes chegassem mais perto do carro #1. De acordo com ele, o principal problema foi encontrar a janela de temperatura ideal para os pneus.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen também reclamou da temperatura dos pneus após o GP do Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Sim, [a distância] se tornou menor aqui [no Canadá]”, admitiu Marko em entrevista ao podcast F1 Nation. “Mas não performamos do jeito que deveríamos. Não conseguimos colocar os pneus na janela certa de temperatura, especialmente os compostos duros. Não conseguimos atingir a temperatura certa”, lamentou o austríaco.

Apesar da distância menor em relação aos carros de trás, o GP do Canadá ainda se provou um passeio para Verstappen. Com a briga se desenrolando pela segunda colocação entre Lewis Hamilton e Alonso, o holandês não foi incomodado em nenhum momento. No fim, o espanhol venceu a batalha contra o heptacampeão, que completou o pódio no terceiro lugar.

O triunfo do bicampeão mundial, de quebra, valeu duas quebras de marca no mesmo fim de semana: além de ter igualado as 41 vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1, Verstappen ainda deu à Red Bull sua vitória de número 100 na categoria.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.