Consultor da Red Bull defende abordagem em demissão de Ricciardo: “Está em paz consigo”
Helmut Marko, consultor da Red Bull, garantiu que tudo foi feito corretamente no processo de demissão de Daniel Ricciardo. E refletiu sobre o desempenho do piloto no retorno ao grid da Fórmula 1
A demissão de Daniel Ricciardo, efetuada há uma semana, ainda rende declarações dos responsáveis pela tomada de decisão. Helmut Marko, consultor da Red Bull, defendeu a atuação da companhia durante o processo e garantiu que tudo foi feito da melhor forma possível e levando em consideração também o piloto.
De acordo com Marko -que, segundo o chefe da Red Bull, Christian Horner, queria demitir Ricciardo desde o GP da Espanha -, o piloto foi tratado com dignidade e em momento algum foi alijado do que acontecia. Mesmo quando a decisão foi trocá-lo por Liam Lawson, soube antes.
“O anúncio foi atrasado por questões importantes relacionadas a acordos comerciais. Mas Daniel foi informado com boa antecedência e, para colocar nas palavras dele próprio, está em paz consigo mesmo”, afirmou à revista austríaca Speedweek, que pertence à Red Bull.
“Ele recebeu uma segunda chance que ninguém teria dado e foi ainda sob a premissa de que poderia retornar à Red Bull se tivesse desempenho bom o bastante”, destacou e confirmou que “o período de Daniel na equipe sempre foi visto como temporário”.
“Mas o desempenho necessário só apareceu duas vezes: uma com um quarto lugar na corrida sprint de Miami e outra no México, ano passado. Tirando essas duas vezes, a velocidade não estava lá. A consistência, também não. A performance que justificaria uma promoção à Red Bull faltou, e esse era o ponto da coisa toda”, avaliou.
Marko ainda apontou que a Red Bull jamais conseguiu entendeu por que Ricciardo estava em nível abaixo de 2018.
“Se soubéssemos o motivo do desempenho não ser tão bom quanto deveria, teríamos feito tudo que fosse possível para mudar, mas o instinto assassino não estava mais evidente. Daniel era famoso pelo arrojo nas ultrapassagens e freadas tardias, mas nem isso acontecia mais”, finalizou.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: McLaren hoje sobra na F1, mas despreparo para vencer aproxima Verstappen do tetra