Consultor da Red Bull diz que “extraordinário” Verstappen já é melhor que Vettel

Questionado se Max Verstappen hoje já é melhor que Sebastian Vettel, Helmut Marko não teve dúvidas. O ex-piloto austríaco rasgou elogios ao novo campeão mundial de Fórmula 1

PRIMEIRA VITÓRIA E MAIOR CONSISTÊNCIA: OCON ESTÁ DE VOLTA?

Em sua história vitoriosa na Fórmula 1, a Red Bull teve dois pilotos campeões mundiais. O primeiro deles foi Sebastian Vettel, que dominou o início da década passada e conquistou o tetracampeonato entre 2010 e 2013. Max Verstappen, na esteira de duríssima batalha contra Lewis Hamilton, colocou de volta os taurinos no topo na temporada 2021. Helmut Marko, consultor da Red Bull, conhece os dois como poucos. Por isso, não tem dúvidas em cravar: Max já é melhor que Seb na Fórmula 1.

Vettel conquistou seu primeiro título com 23 anos, 4 meses e 11 dias, ligeiramente mais novo que Verstappen, que alcançou o Olimpo da Fórmula 1 com 24 anos, 2 meses e 12 dias. Embora o alemão tenha enfileirado quatro títulos de forma consecutiva, Marko não hesitou em apontar Max como melhor que o tetracampeão.

“Sim, sem dúvida”, respondeu o dirigente austríaco em entrevista à emissora Servus TV, braço televisivo da Red Bull. Marko seguiu a elogiar o pupilo holandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; HELMUT MARKO; RED BULL; F1;
Helmut Marko rasgou elogios a Max Verstappen (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“O que mais o destaca? Ele não precisa aquecer. Se chover em algum lugar, os outros fazem cinco ou oito voltas. Max sai e marca o tempo mais rápido na primeira volta. Em Jedá [palco do GP da Arábia Saudita], ninguém conhecia a pista. Os outros estavam pilotando, enquanto Max sai e… o mais rápido nos três setores. Essa é uma das suas mais fascinantes qualidades”, destacou.

Na visão do consultor taurino, Verstappen, hoje com 24 anos, é um piloto muito mais maduro e reage melhor às situações mais adversas como piloto de Fórmula 1.

“Ele é um pouco menos agressivo, sim, mas pode ver o panorama melhor agora. É uma diferença importante. Nos primeiros anos, Max queria ser o mais rápido em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Agora, ele aprendeu a dosar e administrar se for realmente necessário”, opinou.

Verstappen venceu logo na sua primeira corrida com a Red Bull, no GP da Espanha de 2016, aos 18 anos, 7 meses e 15 dias, tornando-se o piloto mais jovem a triunfar em uma prova na F1. Desde então, segundo Marko, Max tem apresentado constantemente as melhores versões de si mesmo nas pistas.

“O fato é que ele já mostrou essa maturidade logo na sua primeira corrida com a Red Bull. Outra diferença importante é que, se tivéssemos um problema durante os treinos livres há alguns anos, Max explodiria e gritaria nos boxes. Ele às vezes tinha aquela impaciência com ele mesmo na pista, por exemplo, se uma marca não melhorasse rápido o bastante”, recordou.

“Max agora está muito mais calmo. Tem um desempenho consistente e está num nível excepcionalmente alto. É um piloto realmente extraordinário”, elogiou Marko ao encerrar.

A Mercedes foi a primeira equipe a ligar o motor do carro de 2022 na F1 (Vídeo: Mercedes)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.