Consultor da Red Bull se queixa de Pérez: “Muito fraco em classificação até agora”

Sergio Pérez ainda não conseguiu convencer neste princípio de ciclo na Red Bull. O ponto fraco foi apontado pelo próprio mexicano e reforçado por Helmut Marko depois do GP de Mônaco: ‘Checo’ ainda está devendo sobretudo em ritmo de classificação

Verstappen assume liderança da F1 após vitória: assista aos melhores momentos do GP de Mônaco (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Helmut Marko, consultor da Red Bull, deixou claro seu descontentamento com a forma de Sergio Pérez em ritmo de classificação neste ainda início de ciclo do mexicano na equipe de Milton Keynes. O dirigente austríaco falou sobre o ponto fraco do seu piloto até agora em 2021 depois do GP de Mônaco, no último fim de semana.

O grid obtido por ‘Checo’ no GP da Emília-Romanha, segundo lugar e apenas 0s035 atrás do pole, Lewis Hamilton, foi uma exceção. No Bahrein, o piloto do carro #11 sequer passou para o Q3 — foi o 11º — e largou em quarto no GP de Portugal. Mas em circuitos de reconhecida dificuldade para ultrapassar, Pérez foi mal no sábado: oitavo lugar no grid do GP da Espanha — terminou a corrida em quinto —, enquanto em Mônaco o latino-americano foi apenas o nono. Em razão da estratégia da Red Bull e da sua pilotagem, Sergio conseguiu ganhar posições importantes e terminou em quarto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sergio Pérez ainda está devendo bastante aos sábados, disse Helmut Marko (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

O próprio piloto reconheceu, logo depois da corrida, que precisa ter um rendimento melhor nos sábados para poder ter um fim de semana redondo e finalmente buscar seu primeiro pódio com a Red Bull.

E Marko, sempre enérgico, não escondeu a sua insatisfação. “Ele está muito fraco em classificação até agora”, disparou o ex-piloto em entrevista à revista alemã Sport Bild.

O dirigente não esquece o fato de ‘Checo’ não ter conseguido ajudar Verstappen a segurar Lewis Hamilton na luta pela vitória no GP da Espanha. “Se ele estivesse ao mesmo nível de Bottas, não acho que a Mercedes conseguiria fazer uma estratégia de duas paradas em Barcelona. Essa é a nossa maior desvantagem no momento”, reconheceu.

O consultor taurino entende que 2021, ainda mais depois que a Mercedes expressou o desejo de focar cada vez mais no carro do ano que vem, é a grande oportunidade de a equipe finalmente voltar ao topo da Fórmula 1. “Agora vemos nossa chance de dar o troco”, disse.

Por outro lado, Marko rasgou elogios a Verstappen, novo líder da temporada 2021 depois do triunfo em Mônaco.

“Ele aprendeu que o mais importante é o pacote como um todo: você não arrebenta se algo der errado ou se não for tão rápido”, disse. Entretanto, o dirigente lembrou que Hamilton sempre será um forte adversário. Por isso, tratou de expressar cautela. “É uma longa temporada, e espero que ele [Verstappen] tenha mais reservas que Hamilton, que fez algumas corridas incrivelmente boas até agora”, concluiu.

O sexto ato do confronto entre Verstappen e Hamilton acontece no primeiro fim de semana de junho, quando a Fórmula 1 volta a acelerar para a sexta etapa da temporada, o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.