F1

Corridas de classificação têm “apoio unânime” das equipes, diz diretor da F1

Ross Brawn revelou que a ideia de implantar uma pequena corrida no lugar do treino de classificação ganhou aprovação unânime das equipes. Falta convencer os pilotos, que ainda se mostram opostos. Diretor-técnico falou sobre a vontade de continuar progredindo com o esporte

Grande Prêmio / Redação GP, de Campinas
A proposta de promover pequenas corridas no lugar dos treinos classificatórios da Fórmula 1 em 2020 pode não agradar os pilotos, mas segundo Ross Brawn, diretor-esportivo da categoria,, as equipes são a favor da ideia.
 
Em conversa com jornalistas neste sábado, na Rússia, Brawn afirmou que a F1 e a FIA ganharam o apoio das equipes para introduzir corridas com o grid invertido para definir a ordem de largada no domingo. O que resta é detalhar a ideia e convencer os pilotos.
 
"Nós e a FIA, no momento, ganhamos suporte unânime das equipes. Os pilotos expressaram preocupações e já tivemos a primeira discussão com eles. Querem ver como vai ser, o que é justo, porque já temos o detalhes, só precisamos trabalhar em cima deles", disse Brawn.
Antonio Giovinazzi (Foto: Alfa Romeo)
"Então, eu acho que quando fizermos isso, é justo discutir com os pilotos, e o que podemos dizer é para dar uma chance. Pode não dar certo, mas como vamos avançar? A maioria dos esportes estão visando o jeito que avançam. Podemos manter o que temos, não queremos estragar isso, mas podemos adicionar um interesse extra?", completou.
 
A ideia de Brawn é promover uma corrida no sábado com a ordem do campeonato invertida, e o resultado final seria o grid da corrida de domingo, sem valer pontos. O diretor afirmou que está interessado em ver a resposta do público e citou o desejo de deixar as corridas animadas.
 
"Estamos interessados em saber se essa corrida de sprint pode complementar a corrida e principal, e como se encaixaria. Queremos ver a resposta do público, queremos ver se tem lugar em um GP ou não", disse. “É óbvio que seria uma corrida depois que o campeonato estabelecer uma ordem. Você não pode implantar cedo porque não teria impacto. Acho que queremos ver os pilotos mostrando quem é o mais rápido, quem é o melhor e com eles ultrapassando para alcançar posições no grid", completou.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.