F1 fala em “experimentar mudanças” na classificação em 2020 para “melhorar esporte”

Diretor-esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn afirmou que o Liberty Media, as equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consideram a possibilidade de fazer experimentos com a classificação em algumas etapas em 2020 em uma tentativa de tornar o fim de semana de corrida menos previsível

Não demorou para Ross Brawn responder as criticas sobre uma eventual mudança no formato de classificação atual. O diretor-esportivo da Fórmula 1 explicou que o certame considera a possibilidade de fazer “experimentos” em um número reduzido de corridas em 2020 com a meta de melhorar as corridas.
 
No último fim de semana, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton criticaram a proposta de uma corrida de classificação com grid invertido. O piloto da Ferrari descreveu a proposta como “besteira” e “completamente a abordagem errada”.
Charles Leclerc mantém a dianteira em Singapura após a largada (Foto: Singapore GP/Twittter)
Paddockast #34
O GRID DOS SONHOS DO ESPORTE A MOTOR

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Falando à imprensa após a corrida em Singapura, Brawn quis responder “várias declarações de pilotos e especialistas”. De acordo com o dirigente, algumas propostas estão sendo debatidas com a meta de garantir corridas melhores.
 
Ainda assim, o dirigente ressaltou que o objetivo é fazer alguns testes no próximo ano ao invés de colocar uma mudança definitivamente em vigor.
 
“Para tentar esclarecer a situação e evitar mal-entendidos, existem algumas discussões para experimentar em 2020 mudanças no formato da classificação com a meta de tornar o fim de semana de corrida menos previsível”, explicou Brawn. “Quero enfatizar a palavra ‘experimentar’, porque é disso que estamos falando ― uma pequena amostra para estabelecermos direções para o futuro”, seguiu.
 
“Nós todos estamos plenamente cientes de que o formato atual da classificação é empolgante e espetacular, mas também é importante garantir que as corridas, o ponto alto do fim de semana, seja o melhor que pode ser”, ponderou. “E assim, não importa quantas simulações você faça, não existe medição mais precisa do que a pista. A F1, as equipes e a FIA estão estudando a possibilidade de um formato revisado para um pequeno número de eventos na próxima temporada”, declarou.
 
“Com regulamentos esportivo e técnico estáveis para 2020, é o momento perfeito para tais avaliações”, avaliou.
 
Ainda, o dirigente pediu que as pessoas apoiem esses experimentos, já que eles visam tornar a F1 mais empolgante.
 
“Nenhuma decisão foi tomada ainda, porque estamos finalizando todos os detalhes, mas o feedback que recebemos é, até agora, em sua maioria, positivo”, contou. “Entendo que os puristas podem estar preocupados, mas não devemos ter medo de fazer um experimento, pois, do contrário, não vamos evoluir”, defendeu.
 
“Não queremos mudar pelo prazer da mudança. Queremos melhorar nosso esporte, pois, assim como com o desenvolvimento dos carros, se você fica parado, corre o risco de andar para trás”, concluiu.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.