Da mesmice das palavras ao resultado diferente: como Massa viveu a semana do adeus à F1 no Brasil

Felipe Massa era praticamente um ator que repetiu seu discurso desde que ouviu da Williams um não para o ano que vem. Mas sua peça não podia ter o mesmo roteiro do ano passado. Tudo foi devidamente distinto, tirando o choro. O sétimo lugar foi uma vitória que trouxe a felicidade merecida de quem agora pode seguir em frente feliz

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Assim que soube que a Williams não queria contar mais com seus serviços em 2018, Felipe Massa foi preparando o terreno para padronizar as declarações face a semana que teria no Brasil. Seria uma avalanche de questões sobre decisões, críticas e mágoas, elogios e análises, despedida e futuro. Soube do vestibular pela imprensa? “Sim, fiquei chateado, mas vou seguir em frente e feliz”. Arrependimento? “Zero, nenhum. Vou seguir em frente. Feliz e contente”. Assim foram nas coletivas oficiais de patrocinadores, FIA e Williams, e o script era seguido à risca, sem mais nem menos, esperando um fim de semana que no mínimo tivesse algo mais proveitoso em termos de resultado.
 
Pois teve. Massa obteve o melhor dentro das possibilidades que a Williams lhe oferece num cenário quase paradisíaco do clima impecável do domingo – sol, nuvens zero, muito calor. Sexto depois da largada, o brasileiro ficou ali quietinho atrás de Fernando Alonso durante o período do safety-car e deu o bote certeiro na relargada, superando o ex-companheiro e aquele que lhe causou grandes contratempos na época de Ferrari. A natural perda de posições para Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo o devolveu ao sétimo lugar. Foi relativamente fácil segurar a McLaren de motor meia-bomba, mas a preocupação seria maior se Sergio Pérez tivesse se aproximado com mais volúpia na parte final da prova e ultrapassado o espanhol.
Massa em sua despedida no Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Bater a Force India nos dias atuais é, de fato, uma façanha para a Williams. “Foi como uma vitória”, analisou o brasileiro em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO em Interlagos. "Uma corrida perfeita em que tivemos um ritmo perfeito também. E uma grande emoção no final com todo o carinho da torcida.”
 
O filho Felipinho estava “muito orgulhoso”. A mensagem via rádio, bilíngue, dizia um “vou te apoiar por onde você for”, seguido de um “a propósito, adorei a largada", e um “te amo" para derrubar um Massa que gritava um “vamo, porra” de extravasamento.
Massa recebe o carinho da família após a corrida (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
A torcida talvez não esperasse aquele resultado – porque já tinha gastado seu devido estoque de aplausos e reconhecimentos naquela despedida tristemente memorável de 2016 – e retribuiu à altura quando, ao pé do pódio, viu o piloto lá em cima. "Obrigado a todos vocês, de coração, eu amo vocês e vou sentir muita falta. A emoção que eu senti hoje aqui, assim como a que eu senti no ano passado, foi imensa por causa de vocês. É um dia que eu nunca vou esquecer na minha vida”, e o povo lá entoando um “olê-olê-olê-olá, Massa-Massa”.
 
Os dois dias das despedidas que Massa não vai esquecer: o primeiro trouxe o choro que a emoção se funde com a dor; o segundo, o choro do alívio e da felicidade. “Sei que é difícil chegar na aquela loucura, mas quero ter um bom final”, havia dito tantas vezes nos últimos dias sobre o último GP do Brasil. Não foi aquela loucura do penúltimo, mas o final não foi simplesmente bom. Foi ótimo. Foi excelente. Foi diferente. Massa venceu. Ficou feliz e contente.
 
Agora segue o script. Em frente.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.