Ricciardo ignora comentários e descarta pressão por vaga na RB: “Sei o que é preciso”

Mesmo sabendo que Liam Lawson é uma ameaça, Daniel Ricciardo garantiu que não está pressionado e sabe o que fazer para manter a vaga na Fórmula 1 em 2025

Restam poucas vagas no grid da Fórmula 1 em 2025, e uma delas está sendo ocupada por Daniel Ricciardo, que ainda não teve seu vínculo renovado com a RB. Apesar de reconhecer que não está performando no mais alto nível, o australiano negou que se sente pressionado. Na visão do #3, ele já é um piloto experiente e sabe o que tem de fazer para retomar a boa forma e seguir na categoria. Por isso, está confiante de sua permanência no grid do ano que vem.

Depois de deixar a Red Bull no fim de 2018 e se aventurar na Renault e na McLaren, Ricciardo voltou para a família dos energéticos em 2023, defendendo a então AlphaTauri. Daniel, no entanto, nunca desempenhou o que de fato se esperava dele e foi constantemente superado por Yuki Tsunoda. Inclusive, quando se lesionou e teve de ser substituído por Liam Lawson em cinco corridas, sua titularidade foi ainda mais questionada — uma vez que o neozelandês superou todas as expectativas.

Ainda que tenha apresentado uma ligeira melhora em 2024, Ricciardo segue sendo superado pelo companheiro de equipe — que já teve seu contrato renovado — e constantemente é lembrado que Lawson ainda está sem vaga e pode tomar seu lugar. No entanto, isso não pressiona Daniel, que está confiante de que vai seguir com o time.

“Sim, estou confiante de que vou seguir com a equipe. Estou nisso há tempo suficiente, então quem sabe? Mas, vou continuar fazendo isso por mim. Se entregar um bom resultado, eles não vão ter razão para fazer nada. Então, só preciso ir bem. Preciso me concentrar em mim mesmo, isso não deve me afetar. Não importa o que digam, o que vale é o que minhas mãos e pés fazem no cockpit”, disse Daniel.

Daniel Ricciardo tem 12 pontos na temporada 2024 da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Não sofri nenhuma pressão desnecessária. Ninguém me puxou para dentro de uma sala e disse: ‘Faça isso, ou então…’. Mas sei o que é preciso. Talvez a conversa dura não precise acontecer. Eu conheço Helmut [Marko] há muito tempo. Todos nós sabemos o que é necessário. Ele colocou pressão extra em mim ou foi irracional? Não. Não sinto nada adicional com isso. Mas sei o que é necessário”, finalizou Ricciardo.

Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Leclerc brilha com parada única e enlouquece torcida da Ferrari com vitória no GP da Itália

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.