Ricciardo aprova “mentalidade diferente” da RB e sonha com “alguns pódios” em 2024

Entrando em sua primeira temporada completa desde que saiu da McLaren em 2022, Daniel Ricciardo aprovou mudanças na RB e afirmou intenção de lutar por pódios em 2024

A RB apresentou na última sexta-feira (9) o carro com o qual vai disputar a temporada 2024 da Fórmula 1. Daniel Ricciardo, que entra em sua primeira temporada completa na categoria desde a saída da McLaren, aprovou o desenvolvimento feito no VCARB01. O australiano afirmou que o time de Faenza está mais independente da Red Bull e que, diferentemente do ano passado, a briga da escuderia comandada por Laurent Mekies será pelas primeiras posições do grid.

Apesar de ter ingressado na equipe apenas durante a metade da temporada passada, quando a mesma ainda se chamava AlphaTauri, Ricciardo conquistou o melhor resultado para a escuderia em 2024, com um sétimo lugar no GP do México, em outubro. O piloto de Perth espera dar “mais alguns passos” este ano.

“Pela maneira como desenvolvemos o carro até o final da temporada passada, definitivamente encontramos algumas coisas que acho que no início funcionaram muito bem para mim. Acho que Yuki [Tsunoda] também encontrou alguns pontos fortes com seu estilo de pilotagem, fazendo um bom GP de Abu Dhabi [quando terminou em oitavo]”, disse Daniel ao canal oficial da F1. “Temos muitos motivos para ficarmos otimistas para o início da temporada”, continuou.

Além da chegada do já citado Mekies para assumir a vaga de chefe de equipe deixada por Franz Tost, a RB também reforçou outros setores importantes. Peter Bayer, ex-diretor da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), chegou no fim do ano passado para o posto de CEO da esquadra italiana, assim como Alan Permane, ex-Alpine, e Tim Gross, também vindo da FIA, assumiram outras funções.

O VCARB01, carro da RB para 2024, foi apresentado na última sexta-feira (9) (Foto: Red Bull Content Pool)

“Há muita gente nova, alguns grandes parceiros chegando”, alertou Ricciardo, destacando que sua equipe pretende se tornar mais independente da Red Bull: “É claro que a equipe sempre se levou a sério, mas sinto que este é mais um passo à frente. [O time] não é mais apenas uma plataforma para a Red Bull. É hora de lutarmos na parte da frente do grid”, revelou.

Com as mudanças, o dono do carro #3 reconheceu que muitos dentro da fábrica em Faenza ficaram otimistas para 2024, enquanto outros preferiram manter os pés no chão. “Quando você fala [sobre as mudanças] na equipe, algumas pessoas são encorajadas e ficam otimistas, enquanto outras dizem ‘vamos esperar até colocarmos o carro na pista’. Então, nunca se sabe”, admitiu. “E, mesmo que a equipe estivesse muito empolgada, acho melhor esperar chegarmos ao Bahrein.”

“Mas gosto do que aconteceu, das mudanças que ocorreram. Sinto que há algo na equipe, a mentalidade está um pouco diferente. Como se tivéssemos de provar algo, eu diria”, acrescentou Ricciardo.

A RB lançou o VCARB 01 para F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois de passar a maior parte da temporada passada brigando no setor de baixo do grid, terminando apenas na oitava posição do Mundial de Construtores, Ricciardo acredita que a RB pode alçar voos mais altos em 2024, sonhando até mesmo com um lugar no pódio.

“Eu diria que os cinco primeiros [lugares] certamente deveriam ser o alvo e, se chegarmos a essa posição, talvez alguns pódios apareçam”, prevê Ricciardo. “É claro que queremos vencer, mas acho que demos passos importantes no ano passado e vamos dar mais alguns agora”, garantiu.

A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.