Ricciardo recebe ultimato da Red Bull e corre risco de perder vaga para Lawson já em Miami

De acordo com o jornal neozelandês Herald, se Daniel Ricciardo não melhorar nos próximos dois GPs — Japão e China —, a Red Bull vai colocar Liam Lawson no lugar do australiano para o resto da temporada 2024 da F1

Se a intenção de Daniel Ricciardo era se colocar como candidato à vaga de Sergio Pérez na Red Bull, o australiano terá de lutar pela própria sobrevivência na RB (Visa Cash App RB) nas próximas duas corridas da temporada 2024 da Fórmula 1. Após mais uma performance muito ruim, o veterano recebeu um ultimato do consultor dos taurinos, Helmut Marko, e corre risco de perder o lugar para Liam Lawson já a partir do GP de Miami até o resto do campeonato.

A informação é do jornal neozelandês Herald desta segunda-feira (25). Ainda de acordo com a publicação, Lawson é visto internamente como a melhor opção da equipe austríaca para fazer dupla com Max Verstappen a longo prazo, substituindo Pérez.

Nas três classificações realizadas no ano — Bahrein Arábia Saudita e Austrália — Ricciardo perdeu o duelo particular na Racing Bulls para o companheiro Yuki Tsunoda. Em Jedá e em Melbourne, a situação foi ainda mais complicada, uma vez que o piloto japonês conseguiu avançar ao Q3.

Logo após a corrida saudita, Marko foi a público e dizer que Daniel tinha de “fazer algo logo” para acompanhar Tsunoda. Só que a performance do natural de Perth em casa foi ainda mais desastrosa: parou ainda no Q1 e, no GP, terminou em 12º enquanto Yuki marcou os primeiros pontos da RB ao cruzar a linha de chegada em sétimo.

Liam Lawson impressionou na F1 e pode retornar ainda esse ano (Foto: Red Bull Content Pool)

As próximas duas corridas do calendário da F1 2024 serão no Japão — casa de Tsunoda — e na China. Lawson impressionou bastante no ano passado ao substituir o próprio Ricciardo em cinco GPs, após o australiano fraturar o punho no TL2 dos Países Baixos. Na terceira corrida em que participou, em Singapura, terminou em nono, resultado que foi o melhor da AlphaTauri até o GP da Cidade do México.

Tsunoda, por sua vez, tem uma posição considerada segura por conta da ligação entre Red Bull e Honda até o final de 2025, diz a publicação.

No início do ano, Lawson falou ao Herald que o futuro ainda estava em definição, acrescentando que “adoraria estar ao volante de um carro de F1, e estamos trabalhando para que isso aconteça, seja em testes ou em corridas”.

Ricciardo foi acolhido pela Red Bull após ter o contrato rescindido com a McLaren ao final de 2022. De início, o trabalho era focado em ações de marketing, embora também fosse um dos reservas. Só que o desempenho muito ruim de Nyck de Vries abriu ao australiano a chance de retornar ao grid. Com a demissão de De Vries, Daniel voltou à competição do GP da Hungria de 2023 em diante.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.