F1

De olho em volta por cima, Ferrari anuncia “primeiro passo” com pacote de atualizações para GP do Azerbaijão

Com o terceiro lugar como melhor resultado em três corridas, Ferrari visa reduzir o prejuízo construído no início de campeonato com atualizações para o GP do Azerbaijão. Rival, a Mercedes fez 1-2 em todas as corridas da temporada e já abriu grande vantagem para o time italiano

Grande Prêmio / Redação GP, de Campinas
A Ferrari vai levar suas primeiras atualizações para a SF90 durante o GP do Azerbaijão, neste fim de semana. Após entrar como favorita para a temporada por conta das performance nos testes de inverno, em Barcelona, os melhores resultados da equipe até aqui foram os terceiros lugares conquistados por Charles Leclerc, no Bahrein, e Sebastian Vettel, na China. Principal rival, a Mercedes disparou na liderança com três dobradinhas em três corridas, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas bem à frente dos pilotos do time italiano na classificação.
 
Chefe de equipe, Mattia Binotto confirmou que as atualizações chegam como parte do primeiro passo de desenvolvimento do carro. O dirigente ítalo-suíço também citou que a estratégia é algo muito importante no Azerbaijão por conta da alta chance de aparição do safety-car, que inclusive prejudicou uma possível vitória de Vettel em 2018, quando foi superado por Valtteri Bottas nos boxes e saiu do traçado da pista ao tentar a ultrapassagem no reinício da corrida.

"Sabemos do passado que existe grande chance do safety-car aparecer na pista, e temos um aspecto importante para considerar que é a estratégia. Estamos trazendo atualizações como o primeiro passo de desenvolvimento", disse o chefe em entrevista ao site da Ferrari. "Ficar atrás nas três corridas é algo que definitivamente não queríamos, este GP é mais um momento importante para nós. Nos preparamos muito bem, analisando os dados que conseguimos até agora, vendo as áreas que podemos melhorar e adaptando a configuração e o gerenciamento de motor para as características da pista", completou.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)
Recebendo sua quarta corrida na Fórmula 1, o circuito de rua de Baku é conhecido pela reta mais longa da categoria, com 2,2km de extensão. Binotto também explicou as diferentes configurações e preparações do carro para se adaptar ao circuito. Em 2018, a Ferrari subiu ao pódio com Kimi Räikkönen completando na segunda colocação.
 
"Um fato é que Baku apresenta uma reta muito longa, o que coloca demandas especiais no motor, tanto a parte de combustão interna como os elementos híbridos. É relativamente fácil ultrapassar nesta pista, parte por conta do DRS, especialmente neste ano onde tem um efeito maior que o do ano passado. A superfície da pista é muito lisa, o que significa que o desgaste do pneu é geralmente baixo, mas como eles geram menos energia, pode ser difícil colocá-los na temperatura certa", completou.

O GP do Azerbaijão acontece durante os dias 26, 27 e 28 de abril, com cobertura completa e em tempo real do GRANDE PRÊMIO.
 
Confira a programação do fim de semana do GP da Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Quinta 26/4 5h
TL2 Sexta 26/4 9h
TL3 Sábado 27/4 6h
TC Sábado 27/4 9h
GP Domingo 28/4 9h10

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.