De Star Wars a Darth Vader: diretor ilustra fase de “decadência” da McLaren

Zak Brown comparou a equipe com Star Wars e admitiu que o ambiente pouco receptivo e infeliz durante o período difícil na F1 a fez parecer com o vilão da franquia

Zak Brown comparou a McLaren a Star Wars durante a fase de decadência na Fórmula 1. O diretor-executivo da equipe de Woking afirmou que esperava ser Luke Skywalker, mas o time se assemelhava mais ao vilão da franquia Darth Vader.

Em 2020, a escuderia britânica teve seu melhor campeonato desde 2012. Com dois pódios conquistados, um com Lando Norris e outro Carlos Sainz, encerrou a classificação de construtores na terceira colocação, atrás apenas da Mercedes e Red Bull.

Para este ano, apresenta importantes novidades. A primeira é que deixa o motor Renault para trás e passa a ser da Mercedes, além de contar com um novo investimento do grupo norte-americano MSP Sports Capital e a chegada de Daniel Ricciado.

Isso tudo contrasta com o período difícil que enfrentou entre 2015 e 2017. Durante os anos, terminou duas vezes na nona colocação do campeonato e somou 133 pontos, com duas quintas colocações como melhores resultados.

ZAK BROWN; F1; FÓRMULA 1; MCLAREN;
Em comparação a Star Wars, McLaren se assemelhou a Darth Vader durante decadência na F1 (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Brown então chegou para assumir o papel de diretor-executivo, e afirmou que quando viu pela primeira vez “havia decadência em praticamente cada aspecto. Patrocinadores como Vodafone e Johnnie Walker foram reduzidos a um carro quase em branco.”

“Os resultados, os fatos são fatos: éramos nono no campeonato. Isso manifestou em um ambiente infeliz, quando entrava na fábrica, as cabeças estavam baixas, não levantadas. Não acho que é a culpa de uma só pessoa, não há quem culpar. Mas tem uma liderança, que começa no topo”, continuou.

“Isso se manifestou em um ambiente bastante complicado. O que tentei fazer foi colocar as pessoas certas nos lugares certos, simplificar a organização, focar e tentar ser uma companhia mais agradável”, completou.

Zak fez uma comparação inusitada entre o time e Star Wars. O dirigente afirmou que esperava que a McLaren fosse o protagonista Luke Skywalker, jedi da Resistência que queria combater os vilões do Império. Entretanto, parecia mais com o vilão Darth Vader, que liderava os ataques da nave Estrela da Morte.

“Sempre senti que a McLaren era como Star Wars, mas nos tornamos um pouco como Darth Vader, e acredito que precisávamos ser mais como Luke Skywalker. Legal, Star Wars, mas realmente tentamos mudar a atenção da equipe e marca no que as pessoas queriam da McLaren?”, pontuou.

“[Por exemplo] Mudar o carro para papaya, pois era o que os fãs queriam. Ao colocar as pessoas certas nos lugares certos, focar na organização e trazer alguma energia e mudança, vemos agora que tudo funciona”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.