Diretor aponta chave da evolução da Williams em 2015: aprender rapidamente com os erros

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, fez nova análise do momento vivido pela esquadra e entende que o ponto forte do time tem sido o fato de reconhecer e aprender rapidamente com os erros que comete durante as etapas

Diretor de performance da Williams, Rob Smedley voltou a fazer uma análise da maneira como a equipe inglesa vem lidando com seus erros e acertos em 2015. Para o inglês, a forma consistente como o time vem reconhecendo e aprendendo rapidamente com as decisões equivocadas que eventualmente toma tem sido importante para o crescimento da esquadra, que ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, atrás apenas de Mercedes e Ferrari, mas à frente de equipes melhor e mais bem estruturadas como Red Bull e McLaren.

Apesar dos problemas enfrentados durante o GP de Mônaco, a esquadra de Grove pontuou em todas as demais provas deste ano. E conseguiu no Canadá o primeiro pódio da temporada, com o terceiro lugar de Valtteri Bottas. Felipe Massa também apresentou grande desempenho em Montreal e, depois de largar em 15º, chegou na sexta colocação.

Rob Smedley entende que a Williams vem aprendendo rápido os erros (Foto: Glenn Dunbar/Williams)

"A equipe está melhorando", disse o engenheiro. "Sim, nós tivemos uma falha e demos um passo para trás, mas como um time nós nos mantivemos unidos e falamos muito sobre isso internamente. Nós conversamos sobre o que temos feito de bom, mas o mais o importante foi que também falamos o que não temos feito de bom e o que precisamos fazer melhorar no futuro", completou.

"Nós viemos para o Canadá com a crença de que tínhamos corrigido os problemas e nós conseguimos os resultados, mas a equipe precisa continuar a fazer isso", acrescentou o britânico.

Smedley também acredita que a consistência na produção de atualizações vai permitir que o time continue sua busca para se aproximar ainda mais da Mercedes e da Ferrari.

"Tivemos mais um pacote para a Áustria, assim como tivemos novidades significativas nas últimas corridas. É bom manter esse processo. E o melhor é que estamos usando atualizações o tempo inteiro e estamos alcançando os caras que estão à frente. Além disso, também estamos nos afastando do pessoal que vem atrás de nós", emendou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube