Diretor aponta chave da evolução da Williams em 2015: aprender rapidamente com os erros

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, fez nova análise do momento vivido pela esquadra e entende que o ponto forte do time tem sido o fato de reconhecer e aprender rapidamente com os erros que comete durante as etapas

Diretor de performance da Williams, Rob Smedley voltou a fazer uma análise da maneira como a equipe inglesa vem lidando com seus erros e acertos em 2015. Para o inglês, a forma consistente como o time vem reconhecendo e aprendendo rapidamente com as decisões equivocadas que eventualmente toma tem sido importante para o crescimento da esquadra, que ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, atrás apenas de Mercedes e Ferrari, mas à frente de equipes melhor e mais bem estruturadas como Red Bull e McLaren.

Apesar dos problemas enfrentados durante o GP de Mônaco, a esquadra de Grove pontuou em todas as demais provas deste ano. E conseguiu no Canadá o primeiro pódio da temporada, com o terceiro lugar de Valtteri Bottas. Felipe Massa também apresentou grande desempenho em Montreal e, depois de largar em 15º, chegou na sexta colocação.

Rob Smedley entende que a Williams vem aprendendo rápido os erros (Foto: Glenn Dunbar/Williams)

"A equipe está melhorando", disse o engenheiro. "Sim, nós tivemos uma falha e demos um passo para trás, mas como um time nós nos mantivemos unidos e falamos muito sobre isso internamente. Nós conversamos sobre o que temos feito de bom, mas o mais o importante foi que também falamos o que não temos feito de bom e o que precisamos fazer melhorar no futuro", completou.

"Nós viemos para o Canadá com a crença de que tínhamos corrigido os problemas e nós conseguimos os resultados, mas a equipe precisa continuar a fazer isso", acrescentou o britânico.

Smedley também acredita que a consistência na produção de atualizações vai permitir que o time continue sua busca para se aproximar ainda mais da Mercedes e da Ferrari.

"Tivemos mais um pacote para a Áustria, assim como tivemos novidades significativas nas últimas corridas. É bom manter esse processo. E o melhor é que estamos usando atualizações o tempo inteiro e estamos alcançando os caras que estão à frente. Além disso, também estamos nos afastando do pessoal que vem atrás de nós", emendou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.