Diretor descarta “corrida de estacionamento” em GP de Miami e promete: “Será algo único”

Michael Masi destaca características do circuito de Miami, criticado por estar situado em um estacionamento de estádio. Dirigente acredita que pista pode oferecer experiência única

MCLAREN OU FERRARI: QUEM LEVA O 3º LUGAR DA F1 2021? | GP às 10

Previsto para estrear na Fórmula 1 em 2022, o circuito de Miami gerou alguns questionamentos desde que foi anunciado. Isto porque a pista se encontra na parte externa do Hard Rock Stadium, arena de propriedade do Miami Dolphins, franquia da NFL, ao redor do setor de estacionamento do estádio. Assim, surgiu a duvida se o local seria apropriado para um evento de três dias da principal categoria de automobilismo do mundo. No entanto, o diretor de provas da FIA, Michael Masi, não demonstra preocupação com o assunto.

O dirigente disse que o Autódromo Internacional de Miami será um “circuito adequado” à Fórmula 1, e diminuiu a importância do estacionamento ao redor da pista. “Está longe de ser uma corrida em um estacionamento, longe disso, principalmente considerando a quantidade de trabalho que está sendo feito lá, em várias áreas”, explicou. “As instalações estão indo muito, mas muito bem, e será algo único”, afirmou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

CIRCUITO; MIAMI; MIAMI GARDENS; 2022; F1; GP DE MIAMI; GP DE MIAMI DE F1;
Traçado do GP de Miami, que fará sua estreia na F1 em 2022 (Arte: F1/Divulgação)

A localização do circuito tem explicação: os promotores precisaram entrar em acordo com vereadores de Miami, que exigiram que para a realização da corrida, não fossem usadas grandes vias públicas da cidade – situada na Flórida -, de maneira a afetar o menos possível a vida dos residentes. Será mais uma oportunidade para a Fórmula 1 de expandir seu mercado em território americano, principalmente depois do sucesso alcançado com o GP dos EUA de 2021, em Austin.

Curiosamente, a Fórmula 1 já disputou de fato corridas em um estacionamento, e justamente nos Estados Unidos. O GP de Las Vegas aconteceu duas vezes, no encerramento das temporadas de 1981 e 1982, do lado de fora do famoso cassino Caesars Palace, um dos mais famosos da cidade. O layout anti-horário da pista, pouco usual na época, não caiu no gosto dos pilotos e foi um fracasso de público, sendo considerado até hoje um grande exemplo de como a F1 não conseguia penetrar no mercado norte-americano.

Alan Jones venceu a edição de 1981, que consagrou Nelson Piquet como campeão mundial, enquanto Michele Alboreto levou o GP em 1982, quando o finlandês Keke Rosberg se tornou campeão.

Estacionamento em Las Vegas recebeu prova da F1 (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Masi ainda ressaltou o desafio diferente encontrado pelos engenheiros e operários das obras, já que as atividades precisam ser pausadas durante os momentos em que o estádio é usado, ou seja, em jogos do Miami Dolphins na NFL. Apesar do contratempo, o dirigente vê o fato justamente como um motivo para confiar que as obras estão no caminho certo.

“Eles estão tendo de integrar todo o trabalho que estão fazendo à temporada da NFL e meio que compartilhar as áreas de trabalho do estádio”, disse. “Acho que é um crédito eles estarem fazendo um grande trabalho lá na última semana, terem de colocar tudo no lugar para o jogo dos Dolphins, no fim de semana, e depois recomeçar de novo no dia seguinte. Miami está indo muito bem”, encerrou.

O GP de Miami – que teve seus ingressos esgotados em apenas 40 minutos de pré-venda – será a segunda etapa do calendário de 2022 da Fórmula 1, marcado para acontecer no final de semana entre os dias 6 e 8 de maio.

David Vidales quase decola e acerta Dino Beganovic. Os dois pilotos, da Prema, abandonaram em Monza (Vídeo: FRECA)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.