Diretor revela ‘reforma geral’ da equipe depois de 2016 e garante: “É o primeiro carro da era moderna da Renault”

O diretor-técnico da Renault, Bob Bell, afirmou que a Renault desfez tudo que havia sido utilizado no carro para a temporada 2016 - quando herdou o projeto falho da Lotus. O R.S.17 é, assim, o primeiro projeto de fato da nova Renault. Enquanto isso, Rémi Taffin, diretor dos motores, diz que chegar na performance da Mercedes é o objetivo imediato

 

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Depois de um 2016 tentando se acertar com o que sobrou do projeto da Lotus no final do ano anterior, agora a Renault leva às pistas o que chama de seu primeiro carro da era moderna. O R.S.17, apresentado na manhã desta terça-feira (21), é o primeiro de uma sequência que, a marca espera, a leve de volta ao topo da F1 em até três anos. 

 

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O diretor-técnico Bob Bell foi um dos que falou durante a cerimônia de apresentação do carro, em Londres. Exaltou como a Renault fez mudanças, recomeçando o projeto do zero após botar ao chão praticamente tudo o que foi feito e adotado na temporada anterior. 

 
"Não é segredo que nosso carro de 2016 não foi nascido em um processo suave, então o RS17 é o primeiro carro de F1 real da era moderna da Renault", afirmou. "É um design feito do zero, já que tivemos tempo e recursos para fazer, junto com o fato de que a mudança nas regras nos forçou a isso. Não há qualquer elemento de 2016 que segue em 2017, então realmente foi uma abordagem de papel em branco", falou.
 
Não apenas com respeito à performance a Renault tem grandes expectativas. A parte estética do carro também é um grande motivo. 
A nova Renault R.S.17 (Foto: Reprodução)
"Nossa métrica de desempenho mostra que fizemos ganhos de maneira forte e consistente durante o desenvolvimento. Se você olhar para o carro, verá uma tremenda atenção aos detalhes e sofisticação, ilustrando que o design foi feito por gente talentosa e um grupo de gente entendida. É um carro próprio para a Renault na F1, e o que sabemos sobre ele até agora me dá muito otimismo", seguiu.
 
Já para o diretor-técnico dos motores Renault, Rémi Taffin, a marca vem de um ano em que se tornou a fabricante do motor de maior confiabilidade – aogra é batalhar no desempenho.
 
"Ano passado nós queríamos diminuir a distância para o melhor motor no grid enquanto nos tornávamos o motor mais confiável do grid, o que acreditamos termos alcançado. Para 2017, queremos fechar essa desvantagem. É uma meta alta e a margem dos ganhos de performance serão difíceis. Quanto mais você se esforça por desempenho, mais você se encontra na zona de segurança por confiabilidade, então é um equilíbrio que precisa ser encontrado. É uma batalha em que estamos e que dá energia a todos", encerrou Taffin. 
 
A F1 começa sua pré-temporada no próximo dia 27 de fevereiro.
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