Diretor-técnico da Mercedes prevê “disputa intensa” na F1 2025: “Mais equipes vão vencer”
James Allison, diretor-técnico da Mercedes, afirmou que espera um campeonato mais disputado em 2025 e previu uma das maiores mudanças da história da F1 em 2026
A Mercedes espera voltar ao menos mais consistente às pistas depois de um ano repleto de altos e baixos em 2024. No entanto, a missão de ter performances mais estáveis pode ser ainda mais complicada em 2025, já que existe a promessa de um grid mais equilibrado, como reforçou James Allison.
O diretor-técnico da equipe prateada afirmou que o campeonato deve ser “intensamente disputado desde o início” por conta do regulamento técnico estar chegando ao quarto – e último – ano. Além disso, o foco nos novos carros de 2026 também deve ser um fator, de acordo com Allison.
Por isso, o dirigente também espera que outras equipes além de Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes vençam corridas em 2025, algo que Lando Norris também destacou recentemente.
“Será um campeonato intensamente disputado desde o início. Neste estágio do regulamento, os carros estão convergindo em termos de desempenho. Haverá vários vencedores, e é possível que vejamos até mais equipes do que as quatro que venceram no ano passado subindo ao topo do pódio”, previu.

“Sendo o quarto ano deste regulamento, os carros estão em uma fase mais madura. Grandes ganhos no tempo de volta são mais difíceis de conseguir, mas temos nos concentrado em fazer melhorias nas áreas que nos prejudicaram no ano passado”, acrescentou.
O dirigente também falou sobre os desafios que a Mercedes terá de enfrentar em 2025 para corrigir os problemas observados no W15 ao longo de 2024, ano que o time de Brackley voltou a vencer depois de passar em branco no ano anterior.
“O foco principal tem sido eliminar a ligeira relutância do W15 em fazer curvas em trechos lentos, junto com o desequilíbrio nas temperaturas dos pneus que tornava o carro inconsistente de uma sessão para outra”, analisou.
Por fim, falou mais a fundo sobre a troca do regulamento técnico em 2026 e a classificou como “uma das maiores mudanças na história do esporte”.

“Cada equipe deve decidir onde gastar seus recursos para competir na pista este ano e se preparar para 2026 e além. Estamos empolgados com esse desafio e trabalhando em conjunto entre Brackley e Brixworth para sermos competitivos este ano e construir o sucesso para o próximo ano”, finalizou.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

