Em meio à reestruturação, diretor vê McLaren anos atrás e avisa: “Vai levar algum tempo para recuperar”

Diretor-executivo da McLaren, Zak Brown reconheceu que a escuderia de Woking tem um atraso considerável para recuperar antes de voltar a brigar pelo título da F1. Dirigente falou até em “anos atrás”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diretor-executivo da McLaren, Zak Brown reconheceu que o time pode levar anos para voltar a brigar pelo título da F1. A escuderia de Woking promoveu uma reestruturação nesta semana, com mudanças no comando do time, inclusive com a saída de Éric Boullier.
 
Oito vezes campeã no Mundial de Construtores ― 1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1998 ― e com 12 títulos no Mundial de Pilotos, a McLaren não vence o campeonato desde do 2008, ainda com Lewis Hamilton, e venceu pela última vez em 2012, quando Jenson Button subiu ao topo do pódio do GP do Brasil. Nesse período de estiagem, a escuderia inglesa passou pelos motores Mercedes, Honda e agora Renault.
Zak Brown reconheceu que a McLaren tem anos de atraso para recuperar (Foto: McLaren)
Depois de apostar que a troca de Honda para Renault seria suficiente para catapultar o time para a ponta do grid, Brown agora reconhece que essa reação vai levar mais tempo do que o previsto.
 
“Vai levar algum tempo para recuperar”, disse Brown em Silverstone. “Acho que estamos anos atrás. Não sei se são dois ou dez ou algo no meio disso. Provavelmente, mais como no meio do caminho, mas não quero fazer previsões”, seguiu.
 
“Acho que temos de ser muito realistas e honestos com nós mesmos, com nossos fãs, com vocês [a imprensa], e dizer que isso será uma jornada. Acho que todos precisam reconhecer isso”, apontou. “Acho que terminamos bem na última corrida em relação a onde começamos, mas não fomos competitivos. Não mudou muita coisa desde a última corrida, então acho que as pessoas não podem ter expectativas muito altas, inclusive nós mesmos, em Silverstone, porque tudo que realmente aconteceu foi que passaram cinco ou seis dias”, alertou.
 
Com 44 pontos, a McLaren tem a sexta colocação no Mundial de Construtores, cinco atrás da Haas, a quinta, mas já com 18 de atraso para a Renault, a ‘melhor do resto’. Mesmo ciente de que o processo de recuperação será longo, Brown prometeu “lutar como um louco” pela quarta colocação na tabela.
 
“Nós estamos em uma luta bem grande entre quarto, quinto, sexto e sétimo, com todos os times muito próximos”, comentou Brown. “Não quero fazer previsões. Isso nos deixou em problemas no passado, então eu não quero repetir esses erros que cometemos”, continuou.
 
“O que eu gostaria de fazer e o que estamos fazendo é lutando como loucos para terminar o campeonato na quarta colocação”, afirmou. “Se vamos conseguir, vamos ver. Nessas últimas corridas, se você olhar ara a Austrália, alguém diria que a quarta colocação é bem possível. Agora, no entanto, nós caímos na pontuação na última corrida”, lembrou.
 
“Nós diminuímos um pouco o atraso em relação a Renault, mas temos menos vantagem em relação aos que vem atrás, então acho que esta tem de ser a meta, mas não é uma previsão”, concluiu.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.